Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Consulado do Japão promove palestra sobre seu programa de bolsas para pós-graduação

Evento ocorre no auditório da Casa de Cultura Japonesa da USP, no dia 9 de abril

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h29 - Publicado em 1 abr 2015, 14h25

O Consulado Geral do Japão em São Paulo promove palestra sobre as bolsas de pós-graduação do Programa Bolsa MEXT de Pesquisa no próximo dia 9 de abril, no auditório da Casa de Cultura Japonesa da USP.

O programa é uma iniciativa do Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) e oferece seis diferentes modalidades de bolsas de estudo para estrangeiros em universidades japonesas. Para cada modalidade de bolsa há um processo seletivo distinto.

Trata-se de uma oportunidade de realizar pesquisa acadêmica em universidades japonesas, sendo possível, também, prorrogar a bolsa para um mestrado e/ou doutorado, mediante aprovação em exame ingresso na universidade japonesa. A bolsa inclui ainda um curso básico nos seis primeiros meses para aqueles que ainda não têm o domínio da língua japonesa.

No Brasil, os processos seletivos para as bolsas MEXT são realizados pelas representações diplomáticas japonesas (Embaixada, Consulados e Escritórios Consulares). O pré-requisito para participação é que os candidatos sejam brasileiros residentes no Brasil, com idade até 34 anos, interesse pela língua e cultura japonesa, e que desejam cursar a pós-graduação em instituições de ensino superior japonesas.

O Consulado Geral do Japão em São Paulo realiza o processo seletivo para os residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e nas cidades do Triângulo Mineiro. O período de inscrições está previsto para o mês de maio. Para mais informações sobre os requisitos e benefícios das bolsas, clique aqui.

Os interessados em assistir a palestra do Consulado devem solicitar a pré-inscrição pelo email cgjcultural5@sp.mofa.go.jp com o assunto “MEXT 2016 – palestra USP

LEIA MAIS:

Notícias de pós-graduação

Continua após a publicidade
Publicidade