logo-ge

Consulado do Japão recebe inscrições para bolsas de estudo

O programa oferece um curso básico nos seis primeiros meses e possibilidade de prorrogar a bolsa para um mestrado e/ou doutorado. Interessados podem se inscrever até 31 de maio

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), em parceria com o Consulado do Japão no Brasil, abriu inscrições para estudantes interessados em realizar pesquisa acadêmica em universidades japonesas. Além do auxílio à pesquisa, o programa oferece um curso básico nos seis primeiros meses e possibilidade de prorrogar a bolsa para um mestrado e/ou doutorado.

         

Para se inscrever os candidatos devem ter nacionalidade brasileira, estar residindo no Brasil na época do processo seletivo; ter idade até 34 anos em 01/04/2017, interesse pela língua e cultura japonesa; formação universitária ou estar apto a se formar no ano corrente ou até Junho de 2017, disponibilidade de embarque na 1ª semana de abril, ou na 1ª semana de outubro de 2017 (poderá haver pequena variação, conforme determinação da universidade); e domínio da língua japonesa ou inglesa.

As áreas de pesquisa devem ser oferecidas em universidades japonesas relacionadas à formação do interessado. A duração das bolsas pode ter de um ano e seis meses até dois anos. O valor da bolsa é de 143 mil ienes mensais noo primeiro ano, podendo sofrer pequena variação e reajuste, além de passagem aérea e isenção de taxas escolares.

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio pela internet ou até 23 de Maio pelo Correio para o Consulado Geral do Japão – Av. Paulista, 854 – 3°andar – SP (Depto. Cultural) CEP:01310-913. O Consulado enviará e-mail de confirmação de inscrição.

Mais informações sobre a oportunidade e acesso à ficha de inscrição online no site do Consulado do Japão.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação