logo-ge

DAAD oferece bolsas de doutorado para estrangeiros na Alemanha

Oportunidades são para programas distintos de Doutorado, em diversas áreas. Saiba como se inscrever

Com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla alemã) está oferecendo bolsas de estudo integrais para alunos estrangeiros que desejam cursar doutorado na Alemanha. Os interessados devem ter inglês e/ou alemão fluentes e se inscrever pelo site do programa até o dia 20 de julho. Para tanto, é necessário anexar o cópia do diploma, projeto de pesquisa, carta de recomendação e indicação de orientador no país. Os documentos devem ser entregues em português e em inglês/alemão. 

Ao todo, são 30 vagas abertas para oportunidades em três tipos de Doutorado: o Doutorado Pleno, o Doutorado Sanduíche e o Doutorado Sanduíche com Cotutela. Os intercâmbios devem ter, no mínimo, sete meses de duração. A bolsa tem o valor de R$ 1,2 mil euros por mês, o suficiente para cobrir despesas acadêmicas no país. Além disso, o programa também custeia as passagens aéreas e o seguro saúde do estudante.

Antes do início do programa de doutorado, os alunos selecionados serão submetidos a um curso intensivo de alemão. Todas as áreas de conhecimento estão contempladas no programa. Para mais informações, acesse o edital.