logo-ge

Ence-IBGE inscreve para programa de pós-graduação em Estatística

Serão oferecidas até oito vagas para o doutorado e 24 vagas de mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence-IBGE) está com inscrições abertas para o preenchimento de até oito vagas para o doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas. Para o Mestrado na mesma área serão ofertadas até 24 vagas.

          

O objetivo do programa é formar pesquisadores e profissionais capazes de trabalhar com conceitos, modelos e métodos ligados à produção e análise de informações e estatísticas públicas voltados à mensuração e à compreensão das diversas dimensões da realidade populacional e territorial.

Tanto o mestrado como o doutorado se estruturam em torno de duas linhas de pesquisa. A linha População, Território e Condições de Vida estuda a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Já a linha Produção de Estatísticas Públicas tem como foco as questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 01 e 30 de setembro de 2016. Mais informações podem ser obtidas na página da Ence.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação

O processo seletivo inclui realização de provas escritas de Inglês, conhecimentos gerais e conhecimentos básicos de Matemática e Estatística, que serão realizadas no dia 24 de outubro, além da análise e avaliação da documentação e entrevista oral. O resultado final será divulgado em 12 de dezembro.