logo-ge

Entenda como funciona a dupla titulação de pós-graduação

Alternativa pode acelerar a carreira profissional, mas exige dedicação

A pós-graduação está cada vez mais presente nos planos de quem já concluiu o ensino superior. Além de ser uma excelente alternativa para corresponder às exigências do mercado por profissionais mais qualificados e atualizados, essa especialização pode também aumentar as chances de promoção e de aumento de salário. Uma opção que não é muito conhecida, no entanto, é a dupla titulação de pós-graduação, em que o aluno obtém duas certificações em um tempo aproximado à da realização de apenas uma.

A dupla certificação de pós-graduação é oferecida para cursos que possuem módulos em comum, como é o caso dos programas de administração de negócios e gestão de projetos. Dessa maneira, o aluno que já concluiu sua primeira especialização precisa cursar apenas algumas matérias da outra para obter os dois títulos. “É um diferencial na preparação da carreira do profissional, assim como no seu currículo, pois ele se torna especialista em mais de um assunto em um período curto de tempo”, afirma Guy Cliquet, coordenador dos programas Certificates do Insper.

A capacidade de lidar com a gestão de equipes, processos e projetos é frequentemente atribuída a diversas profissões, desde analistas até coordenadores e supervisores. Por isso, a dupla certificação une o útil ao agradável ao possibilitar o aprendizado de conteúdos como esses, que acabam sendo complementares entre si e assim auxiliam a ampliar o leque de atuação profissional.

Organização e dedicação são fundamentais

No entanto, o caminho é exigente e requer dedicação. O aluno deve organizar tanto os seus esforços quanto a sua disponibilidade de permanecer um tempo a mais na pós cursando a segunda especialização.

“Sem dúvidas, não foi nada fácil”, conta Larissa Matias, aluna do Insper que obteve a dupla certificação em pós-graduação de administração e de projetos. “Mas ser constantemente desafiada me provou que posso tudo o que quero, só depende de mim e do meu esforço”, complementa.

Para Larissa, as dicas para quem deseja obter uma dupla titulação são básicas: não deixar para fazer uma atividade perto da data de entrega, fazer anotações pessoais das aulas e criar lembretes de entrega de trabalhos no celular, para não depender só da memória.

Já Cliquet lembra que é necessário determinar o foco de cada uma das duas etapas do processo. “Enquanto o aluno realiza a primeira pós-graduação em gestão de projetos e negócios, por exemplo, ele deve construir seu aprendizado pensando nesse curso. Se ele cursar a segunda titulação em gestão de negócios e pessoas, deve deslocar o foco para esse programa”. Assim, o aluno aproveitará ao máximo o aprendizado de cada competência e construirá suas capacidades de forma integral.

 

LEIA MAIS

– Notícias de pós-graduação