logo-ge

Entenda como funciona o Mestrado

Diferentes opções de pós-graduação servem para diferentes perfis e objetivos; conheça esta modalidade

>> Leia também: Mestrado, doutorado, especialização ou MBA? Saiba o que é cada curso e faça a sua escolha

O que é
Também chamado mestrado acadêmico, é um curso stricto sensu que aprofunda o aprendizado da graduação. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular a reflexão teórica. É voltado, em princípio, para quem pretende crescer no circuito acadêmico, como professor ou pesquisador. Mas nada impede que quem atua no mercado encontre no mestrado acadêmico meios de adquirir e aprimorar competências relevantes para o exercício da profissão. Só depende do conteúdo e do enfoque do curso.

Duração e carga horária
Dois anos, em média. A carga horária não é grande, mas o curso exige muito empenho fora da sala de aula, para leitura, pesquisa, participação em eventos acadêmicos e redação da dissertação para conclusão do curso.

Processo de seleção
Análise do currículo, provas de conhecimentos gerais e específicos, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista e apresentação de projeto de pesquisa. Para conseguir um bom curso, um orientador (professor que vai orientar a pesquisa) e uma bolsa de estudos, o candidato deve ter ótimo histórico escolar e, de preferência, ter realizado, durante a graduação, programa de iniciação científica.

Como é o curso
Além de assistir às aulas, o aluno deve destinar um bom tempo para a leitura e participação em palestras, conferências e congressos. O estudante é acompanhado por um orientador, que o introduz num grupo de pesquisa já desenvolvida pela instituição, ajuda-o a selecionar as disciplinas e acompanha a redação da dissertação de conclusão do curso.

Trabalho de conclusão e certificado
É preciso cumprir uma quantidade mínima de créditos (aulas) obrigatórios e optativos, e elaborar uma dissertação referente aos resultados da pesquisa desenvolvida durante o curso. O trabalho é submetido a uma banca examinadora. Ao final, o aluno obtém o diploma de mestre.

Mestres e doutores longe da sala de aula
As oportunidades de trabalho fora da academia estão se abrindo para mestres e doutores. Dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos mostram que o número de profissionais com mestrado que atuam na iniciativa privada aumentou de 17% em 1996 para 26% em 2009. Um grande impulso é dado pelas grandes corporações que investem em inovação tecnológica e precisam de mão de obra altamente qualificada com conhecimento dos mercados em que atua e suas particularidades. O empreendedorismo também é um caminho possível para quem está saindo de uma pós stricto sensu: muitos mestres e doutores transformam suas monografas e teses em negócio, montando empresa própria.

Leia mais:

– Notícias de pós-graduação