O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM – ESPM) vai abrir inscrições para o mestrado e doutorado., a partir de 13 de outubro.
O curso é dividido em duas linhas de pesquisa: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo, que visa investigar a interface comunicação/consumo no plano da recepção e dos contextos macrossociais. E as Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo, que pesquisa o consumo no plano da produção e das estratégias midiáticas, os sistemas e processos produtivos, considerando suas condições, narrativas e lógicas.
A duração do programa de mestrado é de dois anos e, de doutorado, de quatro anos. Ambos exigem que o aluno apresente e defenda o seu projeto de pesquisa em uma banca de qualificação, composta por um docente do programa, um convidado de fora da ESPM e o orientador. Se o mestrando e doutorando forem qualificados, poderão seguir com suas pesquisas e, após seis meses, no caso dos mestrando ou, após dezoito meses, no caso dos doutorandos, é que defenderão duas pesquisa na banca final. A ESPM oferece bolsas institucionais, que são um investimento da Escola na formação e pesquisa de mestres e doutores e, também, existem as bolsas oferecidas pela Capes nas modalidades taxa (parcial) e integral.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro. A segunda etapa do processo, que inclui o protocolo do pré-projeto de pesquisa e dos documentos será de 26 a 27 de outubro. As provas de idioma estrangeiro e dissertativa, ambas classificatórias e eliminatórias estão agendadas para o dia 09 de novembro. O resultado final será publicado no site do PPGCOM dia 18 de novembro.
LEIA MAIS
– Notícias de pós-graduação