O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece duas bolsas de pós-doutorado dentro das áreas de alianças estratégicas e política de inovação. As inscrições podem ser feitas até 06 de março.
As bolsas integram o programa São Paulo Excellence Chair (SPEC), que apoia a permanência de pesquisadores estrangeiros de primeira linha no estado de São Paulo, com o objetivo de criar núcleos de pesquisa em universidades paulistas. A obtenção das bolsas requer dedicação em tempo integral pelo estudante por um período máximo de dois anos.
O pré-requisito para participação é ter doutorado (obtido há no máximo cinco anos) em administração de empresas, economia, sociologia, administração pública, ou áreas afins. É altamente desejável que o candidato possua significativa experiência nos aspectos socioeconômicos de mudanças tecnológicas e inovação e em políticas científicas, tecnológicas e de inovação.
Entre as tarefas a serem cumpridas pelos bolsistas estão: dar assistência na organização de um seminário internacional em junho de 2015 e outro em 2016 e fazer pesquisas sobre a formação e a atuação de alianças e redes de conhecimento e inovação entre empresas e universidades em setores estratégicos, como o de energia, em especial nas indústrias de petróleo e de bioetanol, relacionadas a programas de financiamento público no Brasil para promover pesquisa e inovação. As demais funções incluem a realização de pesquisas sobre bolsas/contratos, desenvolvimento teórico, coleta e análise de dados nacionais e internacionais, participação na construção de artigos e relatórios, publicações em periódicos científicos, participação em seminários e grupos de trabalho e colaboração em propostas e projetos de subvenções para pesquisa.
As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 6.143,40 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP clique aqui.
O envio da documentação para inscrição deve ser feito pelo site do programa.
LEIA MAIS: