A FAPESP recebeu, na última terça-feira, 08 de setembro, representantes da Emory University, para a assinatura de um acordo de cooperação entre a universidade norte-americana e a Fundação. O acordo terá duração de cinco anos e prevê apoio à efetivação de projetos de pesquisa conjuntos em temas de interesse comum, além da organização de seminários científicos e acadêmicos, workshops especializados, simpósios e outras reuniões científicas de interesse mútuo, sem delimitar áreas de interesse ou valores disponíveis.
Todas as áreas do conhecimento são elegíveis para receber apoio da FAPESP e da Emory University. O financiamento às pesquisas será feito em partes iguais, cabendo à FAPESP o financiamento dos pesquisadores em São Paulo e à Emory University o financiamento dos pesquisadores nos Estados Unidos selecionados em futuras chamadas de propostas de pesquisa.
A Emory University é uma instituição privada que desde 1915 está sediada em um campus na cidade de Atlanta, capital do estado da Georgia. Reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus cursos, destacadamente o de artes, a universidade possui nove faculdades e diversos centros e institutos de pesquisa, onde estudam aproximadamente 12 mil alunos, advindos de 100 países diferentes.
Os dirigentes da FAPESP, liderados pelo recém-empossado presidente José Goldemberg, apresentaram um panorama do sistema de ensino e pesquisa em São Paulo, com mecanismos de seleção dos projetos, tipos de financiamento, programas, valores e quantidade de bolsas concedidas pela Fundação, além das ações para a internacionalização da pesquisa. Goldemberg ressaltou a importância de parcerias dessa natureza para a identificação de projetos e interesses comuns.