logo-ge

IBRAM oferece bolsas em instituições francesas para pós-graduandos

O objetivo do programa é conceder aos estudantes brasileiros conhecimentos práticos junto aos mais renomados profissionais franceses da área da Museologia

Estudantes brasileiros que estejam fazendo mestrado ou doutorado nas áreas de Antropologia, Arqueologia, Etnologia, História da Arte, Museologia ou outros cursos nas áreas de Ciências Sociais e Humanidades serão selecionados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para participar do Intercâmbio Brasil-França, em Paris. O objetivo do programa é proporcionar conhecimentos práticos junto aos mais renomados profissionais franceses da área.

       

Os selecionados passarão por duas semanas de formação no Seminário Internacional de Verão de Museologia e depois, dois meses e meio de estágio em museus franceses. O programa terá início em 31 de agosto e término em 30 de novembro. Os selecionados receberão auxílio financeiro incluindo seguro saúde, mensalidade referente aos três meses de intercâmbio, passagem aérea de ida e volta Brasil-França-Brasil ou auxílio deslocamento e auxílio instalação (pago apenas uma vez).

Para participar da seleção, o estudante deve possuir nacionalidade brasileira, comprovar proficiência em francês por meio de certificados internacionais, não receber nem ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro para a realização de pós-graduação, residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 21 de março através do e-mail asint.selecao@museus.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas no edital disponível no site do IBRAM.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação