O Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, uma colaboração do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/STRI), está oferecendo auxílios à pesquisa para alunos de pós-graduação do Brasil e do exterior que executem ou planejem executar seu projeto de mestrado ou doutorado nas reservas do PDBFF e que tenham como enfoque principal assuntos ligados à fragmentação florestal e/ou conservação da natureza.
O programa é hoje uma referência mundial em estudos das consequências e efeitos causados pela fragmentação florestal sobre a fauna, flora, processos ecológicos e biogeoquímicos. As pesquisas do Grupo de Pesquisa PDBFF e grupos associados são realizadas em um mosaico de florestas maduras de terra firme contínuas, florestas secundárias, antigas pastagens e fragmentos florestais, com resultados relevantes que vêm revelando padrões da dinâmica florestal e da biodiversidade diante da realidade da fragmentação da maior área de floresta tropical do mundo, situada a 80-100 km ao norte da cidade de Manaus.
A bolsa é voltada para alunos de mestrado ou doutorado (pós-graduandos) brasileiros ou estrangeiros matriculados regularmente em programas de pós-graduação de instituições brasileiras ou estrangeiras e que já estejam aptos a iniciar o trabalho de campo. Os estudos podem ser de natureza amostral ou experimental e devem enfocar questões voltadas às consequências da fragmentação florestal e ou que tratem de aspectos da conservação do bioma amazônico, da flora, fauna ou ainda de algum processo ecológico.
A data limite para inscrições é 23 de abril e devem ser feitas por meio do do formulário de projetos próprio do PDBFF.
Mais informações, clique aqui.
LEIA MAIS: