Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

ITA seleciona estudantes para programas de mestrado e doutorado

O instituto oferece cinco Programas de Pós-Graduação divididos em 22 áreas de concentração

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 15 abr 2016, 15h22

O Instituto de Tecnologia e Aeronáutica (ITA) inscreve para o processo seletivo dos programas de mestrado e doutorado no segundo semestre de 2016. Interessados podem se inscrever até 13 de maio.

O instituto oferece cinco Programas de Pós-Graduação em: Engenharia Mecânica e Aeronáutica (PG/EAM), Engenharia Eletrônica e Computação (PG/EEC), Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG/EIA), Física (PG/FIS) e Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE), que são divididos em 22 áreas de concentração.

        

O curso de mestrado tem duração de aproximadamente dois anos e é composto por um conjunto de disciplinas e uma dissertação. Ao aluno que satisfizer os requisitos para conclusão do curso, é concedido o título de Mestre em Ciências. Neste curso o aluno tem um programa individual de estudos, escolhendo disciplinas em conjunto com o seu orientador de acordo com o tema de pesquisa da dissertação. As disciplinas são semestrais, e cada semestre corresponde a um período letivo.

Já o doutorado dura quatro anos e é composto por um conjunto de disciplinas, publicação de artigos e uma tese. O doutorando se capacita como pesquisador em uma área particular do conhecimento e, ao fim do curso, recebe o título de Doutor em Ciências em um dos cinco Programas de Pós-Graduação oferecidos pelo ITA. Como parte de seu programa de estudo, é possível realizar também estágios em instituições no exterior – os chamados “Doutorados Sanduíche”.

A seleção é feita via análise de currículo do candidato, e outros requisitos adicionais, como uma prova ou entrevista, de acordo com cada programa. Alunos com dedicação exclusiva podem se candidatar ao curso e concorrer a bolsas de estudo, na condição de “aluno regular”. Alunos com dedicação parcial, devido a vínculo empregatício, também podem se candidatar ao curso, na condição de “aluno especial”. Aos candidatos ao Doutorado, será também exigido até o dia da Matrícula um dos seguintes certificados de proficiência em inglês.

Mais informações sobre os programas e inscrições, no site do ITA.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação

Continua após a publicidade
Publicidade