logo-ge

MEC amplia oferta do Fies para programas de pós-graduação

O crédito valerá para cursos de mestrado e doutorado

O Ministério da Educação (MEC) tem uma meta no Plano Nacional de Educação (PNE) para conceder financiamentos em cursos de Mestrado e Doutorado por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As regras para conseguir o benefício serão semelhantes às da graduação: os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino privadas cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva. O financiamento é parcial ou integral e o início do pagamento do empréstimo pode ser feito um ano e meio após a formatura. A taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os atuais Agentes Financeiros do Programa.

O crédito valerá para cursos de mestrado e doutorado avaliados com nota igual ou superior a 03 (o máximo é 7) pela Capes. Segundo o MEC, 31,6 mil alunos matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu podem ser beneficiados em 170 instituições privadas brasileiras. A inscrição dos estudantes deverão ser realizadas pela internet.

Mais informações sobre o programa, clique aqui.

LEIA MAIS:

– Notícias de pós-graduação