logo-ge

Medicina da USP Ribeirão Preto realiza curso de Bioinformática

Curso é a primeira parceria entre a USP, o Instituto Pasteur e a Fiocruz

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, irá realizar sua primeira atividade de atuação conjunta com o Instituto Pasteur e a Fiocruz, a partir da parceria firmada em junho deste ano. O curso First Bioinformatics Hands-on Course – A tripartite initiative é voltado para pesquisadores, pós-graduandos e pós-doutorandos que estejam utilizando tecnologias de alto rendimento de sequenciamento e métodos de bioinformática em suas pesquisas.

       

A parceria entre USP, o Instituto Pasteur e a Fiocruz tem como objetivo atuar de forma conjunta no Brasil, por meio de plataformas técnico-cientifica-educacionais, visando à futura criação do Instituto Pasteur no Brasil, que deverá ser instalado no campus da USP, em São Paulo. A instituição pretende contribuir para soluções que visam ao bem-estar da população, com ênfase em saúde, do desenvolvimento de uma rede científica de pesquisa biológica, biomédica e biotecnológica de nível nacional, regional e internacional, reunindo as competências complementares da Fiocruz e da USP e as potencialidades da Rede Internacional dos Institutos Pasteur (RIIP).

O objetivo do curso é proporcionar aos alunos ferramentas teóricas e práticas para analisar dados de sequenciação de alto rendimento. Contará com sessões de análise de qualidade, algoritmos para o mapeamento e montagem, diferentes tipos de experimentos biológicos e um forte foco nas técnicas estatísticas correspondentes e também sessões práticas.

As aulas acontecerão de 19 a 30 de outubro no Salão Nobre da FMRP, e as atividades serão em inglês, sem tradução simultânea. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de setembro no site do curso, onde também podem ser encontradas todas as informações.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação