O programa "Post-graduate study on Nano-Satellite Technologies (PNST)", criado por meio de uma parceria do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa) com o governo do Japão, oferece seis bolsas de estudo em uma das principais instituições de tecnologia do país, voltadas para estudantes e pesquisadores de países em desenvolvimento. Interessados podem se inscrever até 24 de janeiro de 2016.
O projeto fornece oportunidades de investigação em laboratórios de referência internacional. Das seis bolsas, duas são para mestrado e quatro para doutorado. Além das passagens aéreas (ida e volta), os bolsistas vão receber 145 mil ienes mensais, equivalente a pouco mais de R$ 4.500, na cotação atual, para cobrir gastos com hospedagem, transporte local e alimentação.
O programa tem duração de dois anos para mestrado e três anos para doutorado. Todas as vagas ofertadas são atribuídas ao estudo e desenvolvimento de nanossatélites, no Instituto de Tecnologia Kyushu, localizado em Fukuoka, no Japão. Para concorrer os candidatos precisam ser oriundos de países em desenvolvimento ou nações com baixo desenvolvimento na área de tecnologia espacial, ser nascidos em/ou depois de dois abril de 1981, possuir formação acadêmica e profissional exigida pelo programa, ser indicado por instituições e ter planejamento e mostrar capacidade para aplicação profissional da experiência adquirida com o programa.
Os nomes selecionados para a segunda etapa do processo serão chamados no início de fevereiro para entrevistas via Skype ou telefone. Os seis melhores avaliados seguem para a conferência de documentos e, na sequência, para o exame de admissão no Instituto de Tecnologia Kyushu, pré-agendado para julho de 2016.
Para se inscrever e saber mais detalhes sobre as bolsas, clique aqui.
LEIA MAIS