Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Programa Conjunto de bolsas de doutorado na Alemanha abre inscrições

Candidatos com qualificações científicas e acadêmicas para cursarem doutorado pleno, duplo doutorado e doutorado-sanduíche podem se inscrever até 15 de maio

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h57 - Publicado em 16 abr 2015, 15h31

O Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha, uma parceria entre a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas até o dia 15 de maio para candidatos com qualificações científicas e acadêmicas para cursarem doutorado pleno, duplo doutorado e doutorado-sanduíche naquele país.

O programa oferece um total de 85 bolsas distribuídas em cada uma dessas agências. Além de arcar com as mensalidades, estão previstas passagem aérea de ida e volta ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de seguro-saúde e auxílio de adicional localidade para as cidades de alto custo.

Os detalhes dos benefícios de cada agência devem ser lidos no edital. Os critérios para a concessão das bolsas variam. Caso for selecionado, o candidato deverá orientar-se pelas normas da agência que financiará sua bolsa.
Os bolsistas selecionados poderão fazer curso de alemão pelo DAAD antes do início da pesquisa.Os critérios para estabelecer o tempo de duração do curso são: o nível de conhecimento do idioma alemão de cada candidato, a área de pesquisa na Alemanha e as condições e os pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

Para se inscrever é necessário fazer uma apresentação da candidatura na plataforma Carlos Chagas. A documentação deverá ser encaminhada via correio para o escritório do DAAD, no Rio de Janeiro.

Para mais informações sobre o programa, clique aqui. 

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação

Continua após a publicidade
Publicidade