logo-ge

Programa de Verão para Jovens Cientistas recebe inscrições

O objetivo é promover o apoio a jovens cientistas que pretendem desenvolver sua pesquisa na modalidade doutorado sanduíche

O programa Verão para Jovens Cientistas é fruto da cooperação entre a CAPES e o Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) com o objetivo de promover o apoio a jovens cientistas que pretendem desenvolver sua pesquisa na modalidade doutorado sanduíche sob a supervisão dos experientes pesquisadores do instituto.

estudantes-sem-cursinho.jpg

 (/)

O IIASA é um instituto internacional envolvido na investigação científica que fornece suporte para os formuladores de políticas públicas sobre questões de importância em três áreas problemáticas globais: Energia e Alterações Climáticas; Água e Alimentação; Pobreza e Equidade. O programa visa apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para desenvolvimento de pesquisas nas áreas de: Análise Avançada de Sistemas; Energia; Evolução e Ecologia; Serviços de Ecossistemas e Gestão; Mitigação da Poluição do Ar e Gases de Efeito Estufa; População mundial; Política de Risco e Vulnerabilidade; Transições para Novas Tecnologia e Água.

Os benefícios incluem um auxílio mensal, auxílio deslocamento e seguro saúde. A duração da bolsa é de três meses, no período de junho a agosto de cada ano.

A inscrição é individual e deve ser realizada tanto no site do IIASA quanto no da Capes. As inscrições no site do IIASA já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 11 de janeiro de 2017. Em breve as inscrições serão abertas também no site da Capes, na página do programa.

Para se inscrever o candidato deve residir no Brasil e estar vinculado a um Programa de Pós-Graduação no país ou ser bolsista CAPES de doutorado pleno no exterior.