Sete dúvidas sobre a pós-graduação
Em universo novo como o da pós-graduação, muitas são as dúvidas que afligem os que desejam escolher por onde seguir. Por isso, selecionamos algumas perguntas que podem te ajudar a entender melhor as diferenças entre modalidades e fazer sua escolha com mais tranquilidade. Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu? Os cursos stricto […]
Em universo novo como o da pós-graduação, muitas são as dúvidas que afligem os que desejam escolher por onde seguir. Por isso, selecionamos algumas perguntas que podem te ajudar a entender melhor as diferenças entre modalidades e fazer sua escolha com mais tranquilidade.
Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Os cursos stricto sensu são aqueles destinados a quem quer dar aulas ou se envolver em pesquisas acadêmicas, e englobam tanto os mestrados – que duram em média 3 anos – como os doutorados – com duração de 3 a 5 anos. Nas universidades públicas, os cursos stricto sensu são oferecidos gratuitamente à todos os selecionados. Esse tipo de curso, no entanto, exige altas doses de estudo dedicação e é avaliado pelo MEC e pela CAPES.
Já os cursos lato sensu têm uma duração mais curta, de 1 ano e meio a dois anos, e estão mais focados no aperfeiçoamento e especialização profissional, ou seja, na aplicação prática dos conceitos, garantindo ao formado o título de especialista. Por ter uma carga horária menor, essa modalidade costuma ser mais buscada por pessoas que já trabalham, mas querem avançar nos conhecimentos da sua área.
Pós-graduação e especialização são a mesma coisa?
Não. Pós-graduação engloba os cursos de mestrado, doutorado e especialização, uma de suas modalidades, voltada, sobretudo, para a aplicabilidade prática dos conceitos.
Pessoas de qualquer área podem cursar um MBA?
Sim. O MBA é um tipo de especialização lato sensu. No entanto, sua formação é direcionada a executivos ou profissionais com cerca de 3 a 5 anos de experiência profissional que queiram empreender ou atuar na carreira executiva. As aulas têm foco nos aspectos estratégicos da vida empresarial e na gestão de negócios.
Posso fazer mestrado sem ter feito especialização?
Sim. Qualquer pessoa que tenha terminado uma graduação e queira se dedicar ao ensino ou à pesquisa pode se candidatar a um curso de mestrado.
É preciso fazer mestrado antes do doutorado?
Pela lei não, mas na prática, sim. Apesar de a legislação educacional não exigir o mestrado para o ingresso no doutorado, a maioria das instituições acaba exigindo. Além do mais, como a seleção é feita por análise de currículo, e a concorrência é grande, as instituições acabam dando preferência aos candidatos que já fizeram mestrado anteriormente.
O que preciso fazer para ingressar em uma pós-graduação?
Em geral, a seleção ocorre por meio de cinco etapas: prova escrita, exame de proficiência em uma língua estrangeira, análise do anteprojeto, análise de currículo e entrevista.
Posso fazer mestrado em uma área diferente da que me formei?
Sim. Muitos profissionais, inclusive, usam essa estratégia para mudarem o foco da sua carreira, ou criarem novos campos de atuação, unindo conhecimentos de diferentes áreas. O que você não pode é atuar em algumas áreas que exijam habilitação por meio da graduação. Por exemplo, um engenheiro não pode atuar no Direito, mesmo que tenha feito uma pós na área, pois não é habilitado pela OAB, e vice-e-versa.