logo-ge

Universidade do Brics divulga lista de institituições selecionadas

Doze programas de pós-graduação de nove universidades brasileiras foram selecionados para participar da Universidade em Rede

Foi divulgado no dia 1º de março o edital com o resultado preliminar das universidades selecionadas para fazer parte da Universidade em Rede do Brics (grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Doze programas de pós-graduação de nove universidades brasileiras estão na lista.

           

A Universidade em Rede do Brics vai permitir o desenvolvimento de programas bilaterais e multilaterais de ensino e pesquisa, a formação conjunta, com qualidade, de mestres e doutores, além de permitir intercâmbio de discentes, docentes e pesquisadores. A iniciativa visa satisfazer as necessidades dos países por meio da ampliação do acesso a métodos, formas e tecnologias de educação contemporâneos. Outro objetivo é facilitar o desenvolvimento sustentável dos países pertencentes ao bloco, disseminando o conhecimento e as habilidades com pesquisas conjuntas e atividades educativas.

Ao todo são seis áreas de conhecimento elegidas pelo programa: Energia; Ciência da Computação e Segurança da Informação; Estudos dos Brics; Ecologia e Mudanças Climáticas; Recursos Hídricos e Tratamento da Poluição; e Economia.Em novembro de 2015, Ministros da Educação dos cinco países assinaram o Memorando de Entendimento para o Estabelecimento da Universidade em Rede do Brics, com objetivos, princípios, estrutura de governança e atividades conjuntas a serem desenvolvidas. O documento também abre a possibilidade de inclusão de novas áreas de interesse futuramente.

A lista das universidades escolhidas com as respectivas áreas de conhecimento está disponível no portal do MEC.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação