logo-ge

USP oferece oportunidade de pós-doutorado em Ecologia

O bolsista selecionado participará do projeto temático ?Xingu Project?, que integra o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais

O Projeto Temático “XINGU Project: Integrating land use planning and water governance in Amazonia: towards improved freshwater security in the agricultural frontier of Mato Grosso”, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) está com uma oportunidade de pós-doutorado em Ecologia.

Com apoio da FAPESP e do Marine Biological Laboratory (MBL), dos Estados Unidos, o projeto de pesquisa integra o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais. O objetivo é propor estratégias para adaptar o sistema brasileiro de gerenciamento dos recursos hídricos à realidade amazônica.

O bolsista desenvolverá a pesquisa na região do Alto Xingu, irá observar como a comunidade humana do Alto Xingu percebe as leis ambientais brasileiras, em especial o novo Código Florestal no que diz respeito aos recursos hídricos; comparar temporalmente as diferentes legislações ambientais brasileiras com os dados de desmatamento derivados de sensoriamento remoto, objetivando acessar a eficácia dos instrumentos legais; investigar o grau em que grandes e pequenos produtores agrícolas são capazes de cumprir o novo Código; e verificar se a legislação pode ser uma ferramenta eficaz para a proteção de populações locais, recursos hídricos e matas ciliares.

A oportunidade está aberta para candidatos brasileiros e estrangeiros interessados em desenvolver projetos de pesquisa na área interdisciplinar de Ecologia Aplicada, com ênfase no Direito Ambiental e na Ecologia Política. Para participar da seleção é necessário ter domínio e fluência das línguas portuguesa e inglesa e ter trabalhado previamente com pesquisa interdisciplinar envolvendo Direito Ambiental e Ecologia Política no Brasil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio, por meio do envio de carta expondo suas qualificações e seu interesse no projeto e currículo para os professores Alex Vladimir Krusche (alex@cena.usp.br) e Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello (mepegara@usp.br).

Para saber mais, clique aqui.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação