logo-ge

USP, UFPE e Uespi abrem opções de pós-graduação

Programas de universidades federais e públicas contemplam cursos diferenciados. Veja opções

USP está com seleção para pós-graduação em sustentabilidade

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) está com um processo seletivo para alunos interessados no curso de pós-graduação em sustentabilidade. A inscrição é gratuita e deve ser feita presencialmente até amanhã (01/11) na secretaria de pós-graduação da EACH.

O curso contempla duas linhas diferenciadas, “Ciência e Tecnologia Ambiental” e “Gestão Ambiental”, e está com 25 vagas em aberto para mestrado e 15 para doutorado. A prova consiste em duas fases: a escrita, a ser realizada no dia 13 de novembro, e a oral, a ser realizada entre os dias 27 e 28 de novembro, com análise completa do projeto. Acesse o edital

UFPE abre opção de mestrado e doutorado

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em ciência da computação. Para se candidatar, o aluno deve ter concluído o curso de graduação (ou, no caso do doutorado, ter diploma de mestrado), preencher uma ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 50. A seleção é feita a partir do envio de uma pré-pesquisa e análise do currículo do candidato. O prazo para se inscrever vai até o dia 18 de novembro.

Para formalizar a inscrição do site, é preciso comparecer à Secretaria da Pós-Graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE. Ao todo, são 194 vagas em aberto, das quais 124 são dedicadas para candidatos a mestres e 70 para os candidatos a doutores. Leia mais informações no edital.

Uespi abre 15 vagas para pós em química

Focado nas linhas de pesquisa de Química Teórica Computacional, Remediação e Tecnologias Ambientais, Química de Materiais e Bioprospecção Fitoquímica, o programa de pós graduação em química da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é direcionados a alunos graduados na área. As inscrições são gratuitas e vão de 6 a 24 de novembro. 

Para formalizar a inscrição, os candidatos devem apresentar diploma de graduação; CPF, RG, Título de Eleitor e Currículo Lattes atualizado e comprovado; comprovante de quitação com a justiça eleitoral; foto 3×4, recente; e formulário de inscrição devidamente preenchido. Os alunos selecionados passam pela avaliação de uma prova escrita, análise curricular e entrevista, conforme edital.