logo-ge

USP, Unifap e UEPB inscrevem para vagas de mestrado e doutorado

Cursos são voltados para a área da Educação, Engenharia e Ciências Biológicas

USP tem vagas em pós-doutorado em Biotecnologia com bolsa da FAPESP

Com programa conduzido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba (SP), a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o programa de pós-doutorado em Agricultura, com bolsa da FAPESP. Os interessados devem se inscrever até o dia 4 de julho. Para tanto, é necessário ter diploma de doutorado na área, ter experiência com tecido de plantas, genética de árvores e biotecnologia e disponibilidade para estudar em período integral.

As inscrições devem ser feitas por e-mail para a coordenadora do projeto, Helaine Carrer (hecarrer@usp.br), e devem incluir os seguintes documentos: currículo, carta de apresentação, projeto de pesquisa de pós-graduação e pós-doutorado e diplomas. O objetivo do programa é a transformação genética de árvores tropicais, visando maior produtividade sustentável. A vaga é aberta a brasileiros e estrangeiros e inclui bolsa no valor de R$ R$ 7.174,80 e Reserva Técnica equivalente a 15% do valuar anual da bolsa.

Unifap publica edital do mestrado em Educação

Com inscrições abertas entre os dias 13 e 22 e agosto, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) tem oportunidades para o mestrado em Educação, com edital publicado junto ao site da instituição. O processo seletivo é gratuito e inclui preenchimento de ficha pela internet e anexo dos seguintes documentos: cópia do diploma ou do certificado de conclusão do Ensino Superior, histórico escolar e projeto de pesquisa.

Ao todo, são 30 vagas abertas, das quais metade são destinadas a cotistas (pessoas pretas, pardas, quilombolas, indígenas, transexuais, deficientes e servidores da universidade). A seleção, que ocorre entre 12 de setembro e 23 de novembro, inclui prova escrita, análise do projeto, entrevista e prova de títulos. As vagas são para o primeiro semestre de 2019.

UEPB lança edital de doutorado em Engenharia Ambiental

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou o edital de seleção do doutorado em Engenharia Ambiental, que pode ser acessado pelo site da instituição. As inscrições ocorrem entre os dias 23 e 24 de julho pela internet ou presencialmente na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, em Campina Grande. Para tento, é necessário ter título de mestre na área e anexar projeto de pesquisa, histórico escolar, diplomas, currículo, RG, CPF e duas fotos 3×4 recentes.

A seleção consiste na apresentação oral do plano de tese e em um exame de títulos. As linhas de pesquisa englobam tecnologia de tratamento de água e resíduos e qualidade de sistemas ambientais. Os resultados finais serão publicados em 9 de agosto.