Veja 9 dicas para quem quer fazer pós e trabalhar ao mesmo tempo
Apesar da grande exigência de tempo e dedicação, é possível dar conta de todas as atividades; saiba mais
Por Ana Carla Bermúdez
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h55 - Publicado em 31 jan 2016, 13h28
1/10 Muita gente acredita ser impossível manter um emprego e acompanhar as exigências de uma pós-graduação ao mesmo. No entanto, basta um pouco de organização para poder dar conta de todas as atividades necessárias. Veja algumas dicas a seguir. (Imagem: iStock) ()
2/10 Muitas das atividades que temos costume de fazer em nosso dia a dia, quando temos tempo sobrando, não são realmente necessárias. José B. Vicente Cordeiro, diretor de pós-graduação da FAE Business School, dá a dica: faça uma autoanálise, defina seu propósito e seus objetivos de curto, médio e longo prazo, balanceando suas atividades. Assim, você poderá excluir tarefas que não são tão essenciais da sua agenda, dando espaço para as novas. (Imagem: iStock) (istock/iStock)
3/10 Não se esqueça da sua saúde física e mental: além de estudar, é fundamental dedicar algum tempo a atividades físicas, culturais e aos relacionamentos. Assim, você se sentirá mais disposto a lidar com as tarefas do dia a dia. (Imagem: iStock) ()
4/10 Pensando justamente em quem já tem boa parte do dia ocupado, muitas instituições oferecem cursos de pós à noite ou durante os fins de semana, por exemplo. Pesquise e considere qual delas pode ser a melhor para você. (Imagem: iStock) ()
5/10 Programe para a frente apenas as atividades que não podem ser feitas no momento em que a demanda por elas aparece, diz Cordeiro. Assim, você não correrá o risco de esquecer alguma tarefa ou de ter que fazer algo apressado. (Imagem: iStock) ()
6/10 Mesmo planejando muito bem o dia, imprevistos acontecem - o que pode atrasar o seu andamento tanto no trabalho quanto na pós. Por isso, Cordeiro afirma: não abarrote sua agenda de coisas - deixe entre 20 e 50% do tempo que irá trabalhar sem atividades. Se vai adotar 20, 30 ou 50%, depende do grau de imprevisibilidade do seu trabalho. (Imagem: iStock) ()
7/10 Além de acabar resolvendo duas coisas ao mesmo tempo, você também ganhará conhecimento prático e específico além de aprender apenas a teoria. (Imagem: iStock) ()
8/10 Dialogar com o chefe é fundamental para um bom andamento das atividades relacionadas ao trabalho e as da da pós. Para isso, tente organizar um sistema de reuniões periódicas com o seu chefe e conte o que você está aprendendo na pós e de que forma isso pode ser útil para a empresa. O chefe perceberá que está ganhando com a pós do funcionário, tornando-se mais flexível, afirma Cordeiro. (Imagem: iStock) ()
9/10 Pense e considere qual ritmo de estudo se encaixa melhor com a sua rotina e o seu perfil. Você pode concentrar todas as tarefas da pós para serem feitas em apenas um dia ou também dividir ao longo dos dias da semana. Cada um funciona melhor em determinado ritmo - teste o que pode ser o melhor para você. (Imagem: iStock) ()
10/10 Apesar de a rotina ser bastante cansativa, Cordeiro garante: por incrível que pareça, a maioria dos melhores alunos da pós é formada por profissionais extremamente ocupados. Portanto, não se deixe intimidar pelas exigências e aproveite a experiência de aprendizado. (Imagem: iStock) ()