Alimentos
O tecnólogo tem basicamente o mesmo mercado de trabalho do bacharel e é procurado para fazer, por exemplo, análises de alimentos
O tecnólogo tem basicamente o mesmo mercado de trabalho do bacharel e é procurado para fazer, por exemplo, análises de alimentos e coordenação de processos produtivos. Também faz análise microbiológica, sensorial, toxicológica e ambiental na produção de alimentos e gerencia o controle de qualidade.
No curso, o primeiro ano traz aulas de química, biologia, microbiologia e administração. Em seguida, entram as disciplinas mais específicas da carreira, como bromatologia (estudo dos alimentos), toxicologia e processamento de alimentos de origem vegetal. As matérias relativas à produção de alimentos de origem animal, à gestão ambiental, ao controle de qualidade e às técnicas de conservação são abordadas no último semestre.
O estágio supervisionado e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso variam de acordo com a instituição de ensino.
Atenção: assim como os bacharelados, algumas escolas oferecem formação específica em laticínios.
Duração média: 3 anos.
Outros nomes: Gestão de Alim. de Origem Animal e Vegetal; Laticínios.
Curso
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado