Assine com até 65% de desconto

Banco de Dados

O tecnólogo com esta formação projeta, modela, implementa, testa e gerencia bancos de dados

Por Redação Atualizado em 26 jun 2019, 17h51 - Publicado em 7 out 2016, 14h54
Pixabay/Reprodução

O tecnólogo com esta formação projeta, modela, implementa, testa e gerencia bancos de dados. Ele avalia o desempenho do sistema, realiza o planejamento da segurança das informações e propõe melhorias. Também cabe a ele fazer a leitura dos dados e os transforma em informações para a tomada de decisões corporativas.

Empresas de tecnologia são tradicionais empregadoras. Grandes indústrias e órgãos públicos que têm seu próprio departamento de tecnologia da informação também contratam. Ainda há a possibilidade de atuar por conta própria, prestando serviços.

A maioria dos cursos privilegia as disciplinas específicas da área. Assim, desde o início, o aluno já estuda administração de banco de dados, estrutura de dados, programação, redes de computadores, sistemas operacionais e segurança de redes. Algumas escolas pedem estágio e o trabalho de conclusão de curso.

Atenção: o Instituto Infnet (RJ) oferece o curso Banco de Dados com ênfase em Business Intelligence e Big Data. A proposta é formar profissionais capazes de manipular grandes volumes de dados para apoiar a tomada de decisão e a gestão do negócio.

Duração média: 2,5 anos.

 

  • Curso

    Legenda:

    CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

    O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

    Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

    $ - Até 500,00 reais

    $$ - De 500,01 a 750,00 reais

    $$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

    $$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

    $$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

    n/i - Valor não informado

    Publicidade