logo-ge

Ciência e Tecnologia

O bacharel é um profissional generalista que tem sólida formação em Ciências Exatas, em computação e nos princípios básicos das engenharias

O bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional generalista que tem sólida formação em Ciências Exatas, principalmente em cálculo e estatística, em computação e nos princípios básicos das engenharias. Ele está habilitado a atuar nos mais diversos mercados, como o financeiro, em indústrias em geral ou empresas de tecnologia.

Pode trabalhar também em órgãos públicos e organizações do terceiro setor. Complementando os estudos com uma licenciatura, pode lecionar física e matemática.

O que você pode fazer

Gestão Trabalhar com técnicas de gestão para solucionar problemas financeiros, de logística, de administração em empresas.

Programação Programar sistemas para controlar fluxos e logística em indústrias e também em pequenas e médias empresas.

Mercado de Trabalho

Este é um profissional novo no mercado, já que a primeira turma se formou apenas em 2011 na UFRJ. Especialista em Exatas, programação, projeto e inovação, as perspectivas para esse profissional vem se ampliando.

“O setor industrial solicita bacharéis com raciocínio lógico e que inovem no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à solução de problemas. Assim, o bacharel é requisitado para atuar como analista de suprimentos, fazer a programação de processos, controle estatístico da qualidade e gestão e planejamento estratégico”, conta Andrea Pfützenreuter, coordenadora da graduação em Ciência e Tecnologia da UFSC.

Como tem bom domínio de cálculos, outra possibilidade para esse graduado é atuar no setor financeiro. Há demanda em todo o país, mas as capitais e os grandes centros urbanos concentram o maior número de oportunidades.

Curso

Somente quatro instituições oferecem esse bacharelado.

A Uern, em Natal (RN), e a UFSC, em Joinville (SC), ofertam o bacharelado tradicional em Ciência e Tecnologia. Matemática e cálculos acompanham o estudante desde o primeiro semestre do curso. Estudam-se algoritmos, álgebra linear, cálculo diferencial, probabilidade e estatística. Na Uern, a outra parte da grade curricular é voltada para formar o perfil generalista do profissional. Assim, ele aprende programação de computadores e também biotecnologia, fenômenos naturais, mecânica de fluidos e microbiologia. A realização de estágio e a entrega de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para obter o diploma.

No curso da UFRJ, chamado de Ciências Matemáticas e da Terra, o aluno tem uma formação básica em ciências e matemática nos dois primeiros anos e pode escolher entre diversas disciplinas optativas. Ele pode se formar bacharel, sem habilitação específica, ou optar pela habilitação em Ciências da Terra e Patrimônio Natural (analisar os agentes e os processos naturais com foco em seus aspectos social, econômico e ambiental), Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (realizar mapeamento e análise espacial por meio de sistemas de informações geográficas) ou Analista de Suporte à Decisão (interpretar dados para fornecer à gestão elementos para tomada de decisões com base em critérios estatísticos e científicos).

Por fim, na UFPA, o estudante pode escolher no último ano ênfase em Tecnologia Mineral ou Tecnologia Mecânica.

Duração média: 3 anos.

Outro nome: Ciên. Matem. e da Terra.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado