logo-ge

Ciências Atuariais

Este bacharel é responsável pela elaboração de planos de seguro ou de previdência e pela realização de outras operações financeiras que envolvam risco

Este bacharel é responsável pela elaboração de planos de seguro (seja de saúde, de vida ou qualquer outro) ou de previdência e pela realização de outras operações financeiras que envolvam risco. É ele quem analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguro, resseguro, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Avaliando as possibilidades de perdas da seguradora ou da instituição previdenciária, determina o valor das prestações do seguro, assim como o valor do prêmio devido pela seguradora em caso de acidente, morte, roubo etc. Para isso, usa muita matemática e estatística. O atuário só pode atuar com o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). Para obtê-lo, deve se submeter a um exame depois da graduação.

Veja também

Fique de Olho

CARREIRA DEVE CRESCER AINDA MAIS

Apesar de não ser uma profissão nova – a atuária existe, no Brasil, desde os anos 1940 –, ela vem crescendo e demandando muitos profissionais. Especialistas em recursos humanos a apontam como uma das carreiras promissoras para os próximos anos. Isso porque o mercado de seguros, resseguros e previdência está em alta no Brasil. e a concorrência no setor é baixa. Existem pouco mais de mil profissionais associados ao Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).

O que você pode fazer

Auditoria atuarial Fiscalizar as atividades de seguradoras e empresas de previdência complementar. Analisar cálculos em busca de erros ou fraudes.

Estimativa e análise Calcular o valor das parcelas e dos prêmios de seguros e de previdência complementar.

Mercado financeiro Analisar os produtos do mercado, verificando os riscos de cada investimento.

Perícia técnico-atuarial Atuar em processos judiciais que envolvam questões entre seguradoras e pessoas físicas ou jurídicas.

Planejamento de reservas Programar e controlar as reservas financeiras de companhias de seguro, planos de saúde ou instituições de previdência complementar. Projetar gastos e lucros para garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os segurados.

Mercado de Trabalho

A demanda pelo graduado é grande. Os maiores empregadores são fundos de pensão, bancos, planos de saúde e seguradoras, mas o atuário encontra trabalho em qualquer setor da economia que lide com cenários de incerteza ou risco. A área mais aquecida é a de seguros. O setor de serviços e os negócios atuariais sofreram com a crise econômica dos últimos anos, mas movimentaram mais de R$290 bilhões em 2016, alta de 9% em relação a 2015. Na área pública, há vagas em órgãos supervisores e fiscalizadores, como superintendência de seguros Privados (Susep) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde ficam as sedes das seguradoras, dos bancos e de empresas de previdência privada, concentram o maior número de vagas. Em Brasília, os órgãos ligados à Previdência Social demandam o profissional. No Nordeste, há oportunidades na área de saúde.

Curso

É preciso gostar de números para se dar bem na carreira e no curso. A grade curricular tem disciplinas como cálculo numérico, contabilidade, economia, probabilidade, estatística e matemática financeira, além de legislação. Entre as matérias específicas estão teoria do risco, contabilidade de seguro e gerência de risco financeiro. As escolas ensinam também gramática e redação, já que uma das principais funções do atuário é elaborar contratos e redigir regulamentos dos planos de benefícios. O estágio não é obrigatório.

Duração média: 4 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado