logo-ge

Ciências do Consumo

É o estudo do consumo, do seu impacto no funcionamento da sociedade e das relações de consumo que nela se estabelecem

É o estudo do consumo, do seu impacto no funcionamento da sociedade e das relações de consumo que nela se estabelecem.

Com seus conhecimentos, esse profissional analisa o comportamento humano a partir de seus hábitos de compra e também identifica as tendências de mercado. Esses dados podem embasar desde lançamentos de produtos até o seu design e campanhas de marketing.

Pode trabalhar em institutos de pesquisa e em companhias dos mais variados segmentos nas áreas de investigação do consumidor. Empresas de marketing digital e ONGs são outro campo de atuação.

Conhecedor dos direitos do consumidor, atua em órgãos de proteção orientando as pessoas a respeito de seus direitos e até dando aulas sobre planejamento de orçamento doméstico.

O que você pode fazer

Pesquisa Investigar o comportamento do consumidor e as tendências de mercado.

Gestão Gerir projetos de impacto social (que solucionem uma questão social), em órgãos públicos ou privados.

Orientação Prestar informações a consumidores sobre crédito e investimentos e a respeito de seus direitos perante a legislação.

Mercado de Trabalho

Esse é um profissional novo no mercado. Apesar disso, existe uma tendência de ser uma das profissões mais requisitadas nos próximos anos. O bacharel é solicitado para analisar os dados sobre o comportamento do consumidor e criar novas soluções de marketing.

Institutos de pesquisa e departamento de marketing de grandes empresas são seus principais empregadores. ONGs e órgãos públicos também tendem a precisar desse profissional.

A Região Sudeste, especialmente o eixo Rio-São Paulo, apresentam as melhores oportunidades de trabalho.

Curso

Apenas duas instituições oferecem esse bacharelado e, apesar de formarem o especialista em consumo, os cursos seguem linhas diferentes.

Na ESPM-SP, a grade curricular contempla disciplinas de marketing, pesquisa e gestão. Assim, o primeiro é voltado às disciplinas de ciências sociais, como sociologia, antropologia, filosofa e psicologia.

Depois vai para a parte mais específica, com comportamento do consumidor, marketing, tendências de mercado e impacto social. O curso da UFRPE é voltado para o consumo e desenvolvimento social.

Estuda-se de direito do consumidor até segurança alimentar, comunicação visual, design e estudo dos alimentos. A realização de estágios e a entrega de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórias nas duas escolhas.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado