Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Pedagogia

Descubra as áreas de atuação de um pedagogo e veja as informações sobre o curso e as instituições que o oferecem

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 22 Maio 2019, 17h39 - Publicado em 10 jun 2012, 01h48
(GE/Guia do Estudante)

O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação.

O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas.

Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país.

Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.

Fique de Olho

FOCOS ESPECÍFICOS

A maior parte dos quase 1,3 mil cursos de Pedagogia do país oferece formação generalista. Apenas uma pequena parte deles tem algum foco específico. Esse é o caso, por exemplo, de Educação infantil (UFV); Educação do Campo, voltada para a atuação em escolas rurais (UFFS-PR, UFPB, UFRRJ, UFVJM, UFV, UFT, Unipampa e IF Farroupilha); Educação Especial, para dar aulas a alunos com necessidades especiais (Furb, UFSM e UFSCar); e Pedagogia Bilíngue, para ensinar também alunos surdos em Libras, a Língua Brasileira de Sinais (IFG, IFSC).

O que você pode fazer

Administração escolar: gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Ensino: lecionar na Educação Infantil, nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental e na alfabetização de jovens e adultos.

Coordenação pedagógica: acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.

Educação especial: desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.

Orientação educacional: dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Pedagogia empresarial: desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Pedagogia hospitalar: atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.

Produção de livros: elaborar livros infantis e material didático para o Ensino Fundamental.

Supervisão educacional: orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.

Mercado de Trabalho

O mercado que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Vem crescendo a procura pelo pedagogo em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários. Nas ONGs, elabora projetos educacionais, sociais e culturais.

Outra área com boas perspectivas é a pedagogia hospitalar, na elaboração de projetos didáticos e atividades para crianças e jovens internados. Grandes resorts contratam o profissional para elaborar atividades recreativas e educacionais voltadas aos hóspedes, na maior parte das vezes, crianças.

Fabricantes de games focados em jogos educativos virtuais também têm procurado o profissional, que assessora a equipe com conteúdos e metodologias pedagógicas. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades, mas a demanda nas demais regiões também é boa.

Curso

A carga maior do curso é na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofa, história ou artes. O estágio é obrigatório. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso.

Atenção: todos os cursos de Pedagogia são licenciaturas (cursos que formam o professor), exceto o da Fama-GO, que é um bacharelado voltado para gestão escolar e condução de assuntos educacionais.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Educ. do Campo; Educ. em Ciên., Matem. e Linguagem; Educ. Especial; Educ. Infantil; Educ. no Campo; Ped. Bilíngue.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Pedagogia
Mundo do Trabalho
Pedagogia
Descubra as áreas de atuação de um pedagogo e veja as informações sobre o curso e as instituições que o oferecem

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.