logo-ge

Ciências Humanas

É a formação generalista para atuar na área de humanidades ou dar aulas de disciplinas na área das Ciências Humanas

É a formação generalista para atuar na área de humanidades, como Direito ou Economia, ou dar aulas de disciplinas na área das Ciências Humanas, como geografia, história, sociologia e filosofia. O bacharel atua em instituições públicas e empresas privadas. Já o licenciado leciona disciplinas de Humanas nos ensinos Fundamental e Médio. Ambos também têm como opção a carreira acadêmica.

Fique de Olho

ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS

A UFMA, em São Luís, oferece licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. O curso habilita o profissional para dar aulas de disciplinas como geografia, história e sociologia nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Além da docência, o licenciado também poderá trabalhar na gestão e formulações de políticas públicas relacionadas à temática étnico racial nos ministérios e secretarias estaduais e municipais de Educação, Cultura e Direitos Humanos, entre outras. No currículo, além das grandes áreas de conhecimento de Filosofia, História, Geografia, Letras e Sociologia, o curso prevê um eixo temático interdisciplinar em cada um dos quatro anos letivos: literatura africana e afro-brasileira, cinema africano e afro-brasileiro, grandes pensadores africanos e afro-brasileiros, e políticas antirracistas no mundo.

Curso

Sete instituições oferecem cursos de bacharelado interdisciplinar (BI), sob a denominação de Humanidades, Ciências e Humanidades ou Ciências Humanas. O currículo varia conforme a escola e, em geral, esses cursos funcionam assim: o estudante cursa três anos de um ciclo básico na área de humanidades. Após concluir esse curso (denominado de opcional, pós-bacharelado interdisciplinar ou de segundo ciclo) e receber o diploma de bacharel em Humanidades, ele pode ingressar em outro curso relacionado à área que estudou anteriormente (a duração é de um a dois anos, em geral) e conseguir um novo diploma. Mas há variações. Na UFABC, por exemplo, o estudante pode cursar as disciplinas do segundo curso concomitantemente com o bacharelado interdisciplinar. As opções do segundo curso também mudam conforme a escola. Na UFABC são Filosofia, Ciências Econômicas, Políticas Públicas, Planejamento Territorial e Relações Internacionais. Na UFJF, Ciências Sociais, Filosofia, Turismo e Ciência da Religião.

A Unipampa, em São Borja (RS), e o Cnec Osório (RS) oferecem licenciatura tradicional na área.

Outro nome: Estudos Africanos e Afro-Brasileiros.

Já a licenciatura interdisciplinar (LI) é ofertada por duas universidades: UFSB e UFMA. Nesta última, o aluno faz três anos de disciplinas genéricas na área de humanidades. Depois tem mais um ano para continuar em Ciências Humanas ou mudar para um curso opcional, como Sociologia, História, Geografia ou Filosofia. Nesse caso, ele recebe um diploma de licenciado em Ciências Humanas/Filosofia, por exemplo. As opções de curso variam segundo o campus e o município. Na UFSB, há a licenciatura interdisciplinar em Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de quatro anos. Até o fechamento desta edição, os cursos opcionais ainda não haviam sido definidos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado