Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Computação

Este curso forma o professor que leciona informática nos ensinos Fundamental, Médio, profissionalizante ou em cursos livres e de treinamento de técnicos

Por Redação Atualizado em 22 Maio 2019, 17h46 - Publicado em 11 Maio 2013, 18h57

GE/Guia do Estudante

Esta licenciatura forma o professor que leciona informática nos ensinos Fundamental, Médio, profissionalizante ou em cursos livres e de treinamento de técnicos.

O graduado também pode trabalhar no planejamento e na implementação do projeto pedagógico de cursos de informática. Entre suas funções estão desenvolver e executar atividades com os alunos, decidindo os softwares que serão usados e a metodologia a ser empregada.

O que você pode fazer

Consultoria: orientar empresas e escolas na implantação de projetos pedagógicos para cursos de informática.

Desenvolvimento de softwares: projetar e desenvolver programas educacionais.

Ensino: lecionar a disciplina de informática em instituições de ensinos Fundamental e Médio e em cursos profissionalizantes.

Treinamento: capacitar equipes para o uso de softwares.

  • Mercado de Trabalho

    Cursos de informática ou de algum software específico em empresas e aulas em escolas de informática são o principal campo de trabalho dos formados.

    Nas instituições de ensino formal do país, o ensino de computação não é obrigatório, mas muitas escolas, públicas e particulares, incorporam a disciplina no currículo, seja como matéria obrigatória, seja como curso extracurricular.

    O interesse cria uma demanda por profissionais que dominem tanto as ferramentas da computação quanto as práticas pedagógicas.

    Existe outra área crescendo bastante: aulas de informática para a terceira idade. Há oportunidades ainda no desenvolvimento de aplicativos e softwares educacionais, manutenção e suporte técnico.

    As melhores chances estão nos grandes centros urbanos, principalmente nas regiões mais desenvolvidas, Sul e Sudeste.

    Curso

    Depois de um primeiro ano básico, com disciplinas voltadas para a formação humanística, começa a parte mais específica. O aluno estuda lógica, programação e engenharia de software, entre outras disciplinas. Algumas escolas exigem a realização de estágios, assim como a entrega de um trabalho de conclusão de curso.

    Duração média: 4 anos.

    Outros nomes: Ciên. da Comput.; Comput. e Inform.; Inform.; Inform. Educ.

     

    Legenda:

    Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

    ★★★★★ - Excelente

    ★★★★ – Muito bom

    ★★★ - Bom

    CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

    O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

    Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

    $ - Até 500,00 reais

    $$ - De 500,01 a 750,00 reais

    $$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

    $$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

    $$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

    n/i - Valor não informado

    Você também pode se interessar por:

    Publicidade