logo-ge

Comunicação das Artes do Corpo

O bacharel é, antes de tudo, um artista. Ele cria e interpreta espetáculos de dança, teatro, circo e performance

O bacharel é, antes de tudo, um artista. Ele cria e interpreta espetáculos de dança, teatro, circo e performance, usando o corpo como meio de comunicação entre o homem e a sociedade.

Domina técnicas e linguagens de várias manifestações artísticas que utilizam o corpo e estuda seus significados. Pode também realizar pesquisa na área e fazer curadorias de festivais.

O que você pode fazer

Coreografia Definir e planejar a sequência de movimentos que serão feitos por bailarinos em shows de dança.

Criação Desenvolver e produzir espetáculos de teatro e de dança e ainda criar novos personagens para serem apresentados nos palcos.

Curadoria Planejar, produzir e dirigir projetos de dança, teatro ou exposições em institutos culturais. Buscar e escolher grupos para participarem de festivais de dança, teatro ou circo.

Dança Expressar ideias por meio de movimentos de dança clássica, moderna, contemporânea, popular ou étnica.

Educação Ministrar aulas de dança, teatro e expressão corporal para alunos dos ensinos Fundamental e Médio de instituições públicas e privadas.

Interpretação Representar um personagem em espetáculos teatrais usando expressão corporal e facial.

Gestão Coordenar equipes de lazer e determinar a programação em centros culturais, clubes e escolas.

Pesquisa Desenvolver pesquisas críticas sobre o corpo e seus movimentos.

Preparação Trabalhar com profissionais que precisam desenvolver habilidades de comunicação, como jornalistas de TV e palestrantes.

Mercado de Trabalho

O curso é oferecido apenas pela PUC-SP. A maioria dos graduados encontra emprego em atividades como dança, teatro ou performance, ou atua na produção cultural e de espetáculos, em centros culturais, casas de cultura e galerias.

Em instituições como o Serviço Social do Comércio (Sesc), o bacharel atua na organização de eventos. A área oferece oportunidades em cooperativas de dança ou de teatro. No setor público e em ONGs, o profissional trabalha na coordenação de equipes, na produção de espetáculos e faz a promoção de eventos.

O meio corporativo também oferece boas oportunidades para este bacharel, principalmente na área de treinamento e vivências de Recursos Humanos.

São Paulo e Rio de Janeiro oferecem a maioria das oportunidades para quem segue a carreira artística ou de produtor cultural por concentrarem a maior parte dos financiamentos para projetos e eventos ligados às artes.

Curso

O curso mescla disciplinas teóricas com práticas. O aluno estuda comunicação corporal, semiótica, história da arte, corpo e voz e indumentária. A grade curricular traz matérias optativas, conforme a área específica escolhida. Em dança, por exemplo, ele estuda dramaturgia para dança, história do corpo na dança, entre outras. Já em teatro, história do teatro e dramaturgia. É preciso apresentar um trabalho de conclusão e realizar estágio.

Duração média: 4 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado