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Estudos de Mídia

O bacharel em Estudos de Mídia domina conhecimentos sobre diferentes meios de comunicação e a influência desses meios sobre a sociedade

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 17 Maio 2019, 17h30 - Publicado em 24 Maio 2012, 15h29
(GE/Guia do Estudante)

O bacharel em Estudos de Mídia domina conhecimentos sobre diferentes meios de comunicação e a influência desses meios sobre a sociedade. Com uma formação ampla, seu campo de atuação abrange mídias tradicionais, como rádio, TV e imprensa escrita, mas principalmente as redes virtuais, como a internet.

Trabalha em empresas e instituições públicas como analista e consultor ou especialista em mídias sociais, identificando problemas relativos aos meios de comunicação.

Na indústria fonográfica, define o planejamento de circulação dos produtos e as campanhas de divulgação, com a elaboração de videoclipes ou sites para artistas.

Na área de telefonia celular, pode planejar estratégias, como a elaboração de ringtones e a veiculação de notícias pelo celular.

No comércio eletrônico, determina quais produtos serão vendidos. Elabora estratégias também para aumentar o consumo pela internet e a interatividade com o público.

O que você pode fazer

Consultoria: prestar assessoria para identificar problemas de comunicação da empresa e seu público-alvo, e definir estratégias de aproximação entre as duas partes.

Divulgação: divulgar campanhas ou produtos em diversas mídias, com base no conhecimento do perfil do público.

Mídias sociais: monitorar redes sociais, mapear público-alvo e elaborar estratégias para usar esses meios em campanhas de marketing de produtos, empresas, instituições ou partidos políticos.

Produção de conteúdo: criar conteúdo, desde textos até vídeos institucionais, para sites, panfletos, mídias sociais e blogs de empresas.

Projetos transmídia: realizar projetos que integrem diferentes linguagens e meios de comunicação

Sites: elaborar e monitorar portais na internet, a fim de levar informações ao público e fazê-lo interagir com o site.

Mercado de Trabalho

“Os formados têm tido ótima aceitação pelo mercado”, diz o professor Viktor de Souza Chagas, professor do curso da UFF, em Niterói (RJ). “Eles não têm dificuldade para se colocar e o nível do salário costuma ser muito bom”. Segundo Chagas, embora empresas de comunicação e agências de publicidade tenham enxugado seus orçamentos, organizações de outras áreas têm contratado o profissional.

Há muita procura, por exemplo, por graduados especializados em marketing digital para trabalhar no mercado corporativo. O bacharel também encontra oportunidades em agências de gestão da informação e de mídias sociais e na indústria de audiovisual, de música e de games.

Há ainda procura pelo profissional para gerenciar aplicativos de internet e e-commerce.

Outra possibilidade é abrir uma agência própria de mídia e oferecer os serviços para pequenas e médias empresas.

Curso

O único bacharelado existente no país é oferecido pela UFF, em Niterói (RJ). O curso visa a oferecer uma formação mais ampla em Comunicação e, para isso, o aluno dispõe de mais de 250 disciplinas optativas sobre temas variados. Nos dois primeiros semestres, ele tem de cursar as matérias obrigatórias, de conteúdo mais básico da comunicação, como mídia e cultura de massa, estratégias, sistemas e tecnologias da comunicação, sociologia e comunicação política.

Nos dois últimos anos, ele deve cursar 25 optativas. Nesse período, ele tem liberdade para direcionar o curso para sua área de interesse, tornando-se um especialista em games, produção audiovisual, sonoridades, marketing, roteirização ou monitoramento de mídias sociais, entre outros. Para obter o diploma, o estudante é obrigado a apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 4 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

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