Assine com até 65% de desconto

Construção Naval

Trabalha em parceria com o engenheiro na construção de embarcações e estruturas hidroviárias e na operação e manutenção de sistemas de navegação

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2019, 17h33 - Publicado em 14 Maio 2012, 15h43
GE/Guia do Estudante

Este tecnólogo trabalha em parceria com o engenheiro na construção de embarcações e estruturas hidroviárias e na operação e manutenção de sistemas de navegação.

Ele define os materiais a serem empregados, analisa os custos operacionais, testa a velocidade e a segurança de barcos e navios e monta e organiza estaleiros. O especialista em operação de sistemas está capacitado para controlar o frete, o armazenamento e a distribuição de carga.

O profissional pode emitir laudos técnicos e fazer vistoria nas companhias de navegação. Também estuda a logística de navegação e analisa a segurança e a qualidade de transportes embarcados.

Encontra vagas em estaleiros, companhias de navegação e administradoras de hidrovias, onde trabalha com o planejamento, a execução e a fiscalização dos sistemas de transporte hidroviário.

O curso segue currículo semelhante ao da Engenharia Naval. No último semestre, o aluno executa projetos de embarcações, considerando seu custo de construção e operação. O estágio não é obrigatório.

Duração média: 3 anos.

  • Curso

    Legenda:

    CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

    O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

    Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

    $ - Até 500,00 reais

    $$ - De 500,01 a 750,00 reais

    $$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

    $$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

    $$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

    n/i - Valor não informado

    Você também pode se interessar por:

    Publicidade