Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Design de Moda

Este profissional é especializado no desenho de roupas, estampas e acessórios

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 22 Maio 2019, 16h51 - Publicado em 30 Maio 2012, 15h23
(GE/Guia do Estudante)

Este profissional é especializado no desenho de roupas, estampas e acessórios. É sua responsabilidade criar vestidos, calças, joias, cintos, bolsas e calçados, levando em consideração critérios de ergonomia e estética. Para isso, ele precisa se manter constantemente informado sobre os estilos e as tendências de moda.

Como gestor de empresas de confecção, pesquisa o mercado consumidor, estabelece estratégias de marketing e cuida da promoção de vendas do negócio. Na indústria têxtil, cabe a ele fazer a aquisição de matérias-primas, assim, como o desenho de estampas.

Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines ou prestar assessoria de moda para lojas de grande porte. Neste caso, o profissional define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a ser compradas. É possível ingressar na carreira com o diploma de um curso superior de tecnologia.

Fique de Olho

TÊXTIL E MODA

A USP Leste, na capital paulista, oferece um bacharelado em Têxtil e Moda. A graduação – que tem quatro anos de duração – está direcionada para a criação de fios, tecidos, processos de tingimento e definição de cores.

A grade curricular integra às disciplinas de tecnologia outras, de gestão, marketing, design e moda. O profissional sai preparado para trabalhar em todas as etapas da cadeia produtiva da indústria de vestuário – da fabricação à comercialização de roupas. A Fatec Americana (SP) também oferece o curso – mas com a titulação de tecnológico e com três anos de duração.

O que você pode fazer

Consultoria: trabalhar como personal stylist, ajudando pessoas a comprar e combinar roupas.

Coordenação: gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos, tanto em indústrias e confecções como em magazines, e orientá-las para as tendências da moda.

Design/estilismo: criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia: acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento: desenvolver produtos e supervisionar a aquisição de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem: transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção das peças de vestuário.

Negócios: atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e  desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Produção: fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

Mercado de Trabalho

O setor de moda sustentável, em que os projetos conciliam criatividade no desenho com responsabilidade ambiental e social, oferece boas perspectivas. O bacharel pode ser contratado por grandes indústrias do vestuário ou empresas do varejo interessadas em melhorar sua imagem, por vezes abalada por práticas nocivas, como a baixa remuneração de costureiras.

Ele pode também se unir aos vários coletivos de moda sustentável existentes no país e que vêm, cada vez mais, ganhando a simpatia do consumidor. Ou empreender lançando uma marca própria, o que ficou muito mais fácil com a venda de roupas e acessórios pela internet. O segmento da moda é líder no e-commerce brasileiro.

Buscar um diferencial também é fundamental. Cresce, por exemplo, o segmento de moda plus size (para pessoas acima do peso), assim como a valorização de peças artesanais. O bacharel costuma seguir para a área de criação, mas é bom lembrar que a indústria busca o profissional que, além de criativo, seja capaz de interagir com as demais áreas da empresa, como a produção e a área técnica.

Já o tecnólogo é mais procurado para a área operacional e as tarefas administrativas. Um campo em crescimento é o dos têxteis funcionais, como, por exemplo, roupas que monitoram batimentos cardíacos.

Rio de Janeiro e São Paulo estão entre os 25 maiores centros de moda do mundo – daí as grandes oportunidades existentes nessas cidades. O sul de Minas Gerais e a capital Belo Horizonte, e os estados do Ceará, rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, rio Grande do Norte e Pernambuco também têm um mercado receptivo.

Na região sul, fabricantes de artigos em couro e malharias costumam contratar os graduados. Antes de escolher se fará um bacharelado ou um tecnológico, é preciso definir em qual área da moda você tem a intenção de atuar. Isso porque tanto o bacharelado quanto o tecnológico oferecem carreiras voltadas para estilismo, modelagem ou negócios e produção.

Curso

O currículo do bacharelado tem maior ênfase na parte teórica e é mais abrangente, varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, traz disciplinas básicas, como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda voltam-se para a elaboração de planos de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos. Para obtenção do diploma, a maioria das escolas exige a realização de estágio e a entrega de um trabalho de conclusão de curso, que pode ser a concepção de uma coleção de moda, por exemplo.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Design (moda); Design da Moda e Estilismo; Design de Moda e Vestuário; Moda; Neg. da Moda; Têxtil e Moda.

 

O currículo dos cursos tecnológicos é carregado de disciplinas práticas, com oficinas nas quais o estudante aprende as diversas técnicas de estilismo, de desenvolvimento de coleções, modelagem, corte e costura. Alguns têm foco nas atividades industriais, enquanto outros dão ênfase à criação. Matérias como administração, gestão de processos produtivos, tecnologia do vestuário e mercadologia preparam para atuar no gerenciamento do processo industrial, da compra de matérias-primas à colocação do produto final no mercado. O estágio é obrigatório.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Design e Moda; Gestão de Moda; Prod. De Vestuário; Têxtil e Moda.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

 

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Design de Moda
Mundo do Trabalho
Design de Moda
Este profissional é especializado no desenho de roupas, estampas e acessórios

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.