logo-ge

Educação Física

É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais

(GE/Guia do Estudante)

O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza e supervisiona programas de exercícios físicos. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas.

Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes, academias e ONGs, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) de seu estado. Para lecionar em escolas é necessário o diploma de licenciatura.

Muitas pessoas acreditam que, para ser educador físico, você deve ser um atleta. Isso não é verdade. Mas é essencial que você seja comunicativo, pois sua atuação será diretamente com o público final. É importante também que, ainda não sendo um atleta específico em alguma modalidade, você tenha interesse pelo exercício físico em si – isso inclui até mesmo a dança.

O que você pode fazer

Condicionamento físico: auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer, em clubes, academias de ginástica ou empresas.

Ensino: dar aulas na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio.

Grupos especiais: instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde.

Performance: orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas.

Recreação: entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.

Recuperação pós-cirúrgica: ajudar pacientes de cirurgias plásticas na realização de exercícios adequados para a recuperação pós-operatória e manutenção dos resultados obtidos.

Turismo ecológico: coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

Mercado de Trabalho

A valorização do bem-estar e da qualidade de vida garante vagas para os bacharéis. Os locais que mais empregam são as academias de ginástica.

Como educação física é uma disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio, o maior campo de trabalho para os licenciados são as escolas públicas e privadas. Outra área que demanda profissionais é a de condicionamento físico, onde ele pode trabalhar como personal trainer. “Existe uma boa procura por personal trainers para trabalhar com crianças e idosos, além de pequenos grupos de pessoas que buscam se exercitar”, diz Giulliano Esperança, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Personal Trainers.

O formando também pode trabalhar em clubes, empresas privadas – com ginástica laboral – e em condomínios e resorts, promovendo atividades esportivas e de recreação. Há oportunidades em clínicas, hospitais e spas, que contratam o profissional para tratar do condicionamento físico dos pacientes. Empresas de seguro-saúde procuram o educador físico para atuar em centros de saúde preventiva.

As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria das vagas, mas também a maior concorrência. No Nordeste, o setor de turismo absorve muitos profissionais para trabalharem, principalmente, em hotéis e resorts ou em agências que promovem turismo de aventura, organizando atividades como trekking, escalada, rapel, rafting e arvorismo.

O salário inicial da profissão gira em torno dos R$ 1.643,00, segundo o site de recrutamento Vagas.com. Mas ele pode variar conforme a área ou suas especializações. O ensino superior público, por exemplo, possui um salário inicial para professores ingressantes de R$ 8 mil. Educadores físicos de ensino básico em escolas particulares também podem ganhar mais. E assim por diante. 

Curso

Há muitas matérias da área de Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. O aluno aprende, ainda, estatística, administração e economia, além das disciplinas específicas da área.

Nas licenciaturas, a partir do terceiro ano, entram no currículo as disciplinas ligadas ao processo pedagógico, como psicologia da educação e práticas pedagógicas. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem uma monografa de conclusão de curso.

Existem mais de 500 instituições pelo Brasil que oferecem o curso. Algumas já são até mesmo em modalidade EAD, possibilitando que o aluno estude a distância e pagando parcelas mais acessíveis. Para quem quer uma universidade pública, deve saber que a nota de corte média do Sisu 2019, segundo o site Quero Bolsa, é a de 641.79. 

Duração média: 4 anos (bacharelado); de 3 a 4 anos (licenciatura).

Leituras indicadas:

EDUCAÇÃO FÍSICA: na Ciência, na Escola e na Prática, de por Guanis Vilela Junior, Carlos Henrique Fileni, Rodrigo Oliveira

Educação física: Cultura, de Ademir de Marco

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado