Engenharia de Sistemas
É a engenharia que desenvolve sistemas tecnológicos complexos – que integram outros sistemas e envolvem grande quantidade de variáveis
É a engenharia que desenvolve sistemas tecnológicos complexos – que integram outros sistemas e envolvem grande quantidade de variáveis. Este engenheiro está apto a atuar na análise, no projeto e na integração de sistemas complexos e também em sistemas de empresas industriais e comerciais, procurando otimizar seu funcionamento.
Ele trabalha em organizações do setor tecnológico de alta complexidade, como fabricantes de aviões, automóveis, navios e equipamentos de grande porte, como plataformas marítimas de petróleo e infraestrutura de telecomunicações. Também atua em empresas especializadas na terceirização de projetos tecnológicos.
Como exemplo, um fabricante de itens relativamente simples pode encomendar o projeto de seus produtos a uma empresa de alta tecnologia. Assim, mesmo não possuindo um centro de pesquisas próprio, essas empresas passam a fabricar produtos de elevado desempenho e alto valor agregado.
O que você pode fazer
Projetos: projetar, analisar e integrar sistemas complexos nos mais diversos campos, como dispositivos, equipamentos e plantas industriais, entre outros.
Consultoria: assessorar indústrias no projeto de operações para otimizar sua produção.
Mercado de Trabalho
Embora este seja um profissional relativamente novo – as primeiras turmas concluíram o curso em 2015 –, muitas empresas já procuram o profissional. Esses engenheiros são vitais no desenvolvimento de sistemas complexos de engenharia, integrando diversos tipos de tecnologia, principalmente na indústria.
O setor agrícola também demanda o profissional para atuar na automação de máquinas usadas no campo. Por concentrarem muitas empresas e startups ligadas a sistemas de alta tecnologia, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos, Manaus, Rio de Janeiro e Florianópolis concentram a maior parte das oportunidades. A melhor forma de se inserir no mercado é por meio dos programas de estágio e de trainee oferecidos pelas empresas.
Curso
Apenas duas instituições oferecem esse bacharelado: a Unimontes, em Montes Claros (MG), e a UFMG, em Belo Horizonte (MG). Em ambas, a grade curricular tem forte base em física, matemática e computação. Os alunos também aprendem sistemas eletrônicos, computacionais, eletromagnéticos, térmicos e automotivos.
Além disso, há disciplinas específicas em sistemas complexos, como teoria da otimização, inteligência computacional e processamento de sinais. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.
Duração média: 5 anos.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado