PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Engenharia de Software

O engenheiro com esta formação dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 26 jun 2019, 16h06 - Publicado em 3 mar 2016, 15h49
Engenharia de Software
(Pixabay/Reprodução)

O engenheiro com esta formação dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais. É sua responsabilidade desenhar e testar novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão.

Cabe a ele, ainda, criar aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais, sistemas embarcados e sistemas específicos, como os destinados às áreas médica e bancária, de forma a elevar o desempenho e a produtividade dos profissionais desses setores.

O bacharel também pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, na área de inovação em startups e em grandes companhias de tecnologia.

Dúvida do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA DE SOFTWARE?

O cientista da computação trabalha com a parte mais teórica da computação, envolvendo-se com o desenvolvimento de modelos matemáticos, algoritmos e com a formalização lógica de processos que possam ser aplicados em dispositivos mecânicos e eletrônicos, principalmente aqueles processos que são mediados por computadores.

Já o engenheiro de software atua no desenvolvimento de programas, sua manutenção e adequação a diferentes processos produtivos, de forma a garantir maior desempenho e produtividade.

A atividade do engenheiro da computação, por sua vez, está voltada principalmente à área de hardware.  É sua função projetar e construir computadores e sistemas periféricos.

Fique de Olho

CRESCE O MERCADO DE SOFTWARES

Quase 16 mil companhias atuam no mercado brasileiro de Tecnologia da Informação, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Essas empresas dedicam-se ao desenvolvimento, à fabricação, à comercialização e à distribuição de hardwares e softwares (71,5% do total) e à prestação de serviços de informática (28,5%).  Juntas, movimentaram 39,6 bilhões de dólares em 2016.  As 2.000 empresas filiadas à Abes geram 200 mil empregos diretos.

O que você pode fazer

Desenvolvimento: desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, jogos e softwares.

Gestão: gerenciamento de negócios e projetos de empresas de computação e software.

Mercado de Trabalho

O Brasil é o oitavo país no ranking mundial de desenvolvedores, fabricantes e distribuidores de softwares, movimentando cerca de 27 bilhões de dólares apenas com o mercado interno. Esse cenário mantém o setor aquecido para os engenheiros. O uso massivo de celulares e tablets pela população brasileira também eleva a busca por profissionais aptos a lidar com esses sistemas.

Neste caso, o engenheiro de software é contratado para desenvolver jogos e outros aplicativos, que se tornaram uma ferramenta importante de negócio. Há algum tempo, as empresas passaram a utilizar os aplicativos para oferecer serviços aos consumidores e, assim, elevar suas vendas.

O principal mercado para o profissional são os polos de tecnologia da Região Sudeste, além do Porto digital, em Recife (PE). A demanda internacional por esse engenheiro também é grande. Neste caso, ele precisa ter bom domínio do inglês.

Curso

Aborda os principais fundamentos da computação com foco na construção, no gerenciamento e na manutenção de softwares. No currículo constam conteúdos de engenharia e matemática, além de gestão da produção, conceitos e arquitetura de programas.

No início, as disciplinas são introdutórias à engenharia e à programação e incluem matemática, lógica e algoritmos. No meio do curso, o aluno tem contato com todas as etapas da produção de um software.

Nos últimos semestres, ele lida com especificações para dispositivos móveis, web e jogos, por exemplo. A realização de estágio e um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: 4 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Engenharia de Software
Mundo do Trabalho
Engenharia de Software
O engenheiro com esta formação dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.