Estética e Cosmética
Este bacharel é um especialista em beleza associada à saúde e bem-estar

Este bacharel é um especialista em beleza associada à saúde e bem-estar. Presta serviço tanto para homens quanto para mulheres. Aplica produtos cosméticos e emprega técnicas de manipulação e aparelhos em atividades como limpeza da pele, depilação, hidratação, massagem para contorno corporal e bronzeamento artificial.
Pode atuar em consultórios de dermatologia e cirurgia plástica, em parceria com o médico, em tratamentos preventivos ou acompanhamento no período pós-cirúrgico. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.
Fique de Olho
PODOLOGIA
A Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), oferece bacharelado em Podologia, cujo enfoque é o cuidado com os pés. Entre outras possibilidades de atuação, o podólogo pode fazer parte de equipes multidisciplinares de saúde, atuar em spas ou clínicas de beleza ou médicas, dedicar-se à prescrição e à confecção de palmilhas, cuidar dos pés de pessoas diabéticas e atuar na área esportiva.
O que você pode fazer
Consultoria: atuar como consultor de empresas de cosméticos e de equipamentos para o ramo da estética ou como consultor de imagem pessoal.
Estética corporal: aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal.
Estética facial: empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.
Estética pré e pós-cirúrgica: atuar em parceria com o médico e aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas.
Maquiagem profissional: fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. Trabalhar com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, maquiagem feita por aerógrafo.
Massagem corporal: fazer massagem, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza.
Podologia: examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção.
Terapia capilar: tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.
Visagismo: criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado.
Mercado de Trabalho
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do setor de higiene pessoal e perfumaria, atrás dos Estados unidos e da China. A crise econômica causou uma retração do setor nos últimos dois anos, mas a Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (Abihpec) estima que ele deve começar a se recuperar em 2017.
Em Estética, o segmento que mais cresce é o de beleza masculina. Esse nicho dobrou de tamanho nos últimos cinco anos e deve continuar crescendo.
O profissional é procurado por centros de estética, spas, hotéis, salões de beleza, barbearias, consultorias e academias de ginástica. Ele ainda pode dar aulas ou prestar consultoria, e trabalhar como representante comercial de empresas de cosméticos. Ou gerenciar empresa própria ou equipes de clínicas e centros de estética. O mercado é mais aquecido nas regiões Sudeste, que concentra cerca de 60% das empresas e indústrias de cosméticos e perfumaria do país, e Sul (19%).
Curso
O bacharelado tem ênfase na administração do negócio no setor de estética. Desde o primeiro ano, o aluno tem disciplinas de Marketing e gestão de negócios. Mas há também aulas práticas, em que ele conhece, estuda e treina a aplicação de tratamentos estéticos. Anatomia, princípios ativos dos cosméticos, técnicas empregadas antes e depois de cirurgias e procedimentos clínicos (para atuar ao lado de médicos) fazem parte da grade curricular. Para receber o diploma, o estágio é obrigatório, assim como a entrega de um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: 3 anos.
Outros nomes: Estética; Podologia.
Os cursos tecnológicos priorizam conteúdos de empreendedorismo, mas dão uma boa formação para quem quer trabalhar diretamente com as técnicas esteticistas. Algumas escolas podem dar ênfase a uma técnica específica, como, por exemplo, maquiagem profissional. A maioria dos cursos inclui disciplinas básicas, como anatomia e química. Entre as específicas, entram cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Há, ainda, matérias profissionalizantes.
Algumas instituições possibilitam ao aluno atender à comunidade, sob supervisão, em clínicas-escola. A obrigatoriedade de estágio e trabalho de conclusão do curso depende de cada escola.
Atenção: o curso da Universidade Anhembi Morumbi (SP) oferece ênfase em maquiagem profissional. Já a Universidade Cruzeiro do Sul (SP) centra-se em visagismo – os cuidados com o rosto, incluindo maquiagem e cabelo. Já a Fatec Diadema e FOC, ambas em São Paulo, oferecem o tecnológico em Cosméticos, que prepara o profissional para trabalhar na produção dos produtos de beleza e higiene pessoal.
Duração média: 2 anos.
Outros nomes: Cosméticos; Cosmetologia e Estética; Estética;
Estética e Cosmetologia.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado