logo-ge

Estudos de Mídia

O bacharel em Estudos de Mídia domina conhecimentos sobre diferentes meios de comunicação e a influência desses meios sobre a sociedade

O bacharel em Estudos de Mídia domina conhecimentos sobre diferentes meios de comunicação e a influência desses meios sobre a sociedade. Com uma formação ampla, seu campo de atuação abrange mídias tradicionais, como rádio, TV e imprensa escrita, mas principalmente as redes virtuais, como a internet.

Trabalha em empresas e instituições públicas como analista e consultor ou especialista em mídias sociais, identificando problemas relativos aos meios de comunicação.

Na indústria fonográfica, define o planejamento de circulação dos produtos e as campanhas de divulgação, com a elaboração de videoclipes ou sites para artistas.

Na área de telefonia celular, pode planejar estratégias, como a elaboração de ringtones e a veiculação de notícias pelo celular.

No comércio eletrônico, determina quais produtos serão vendidos. Elabora estratégias também para aumentar o consumo pela internet e a interatividade com o público.

O que você pode fazer

Consultoria Prestar assessoria para identificar problemas de comunicação da empresa e seu público-alvo, e definir estratégias de aproximação entre as duas partes.

Divulgação Divulgar campanhas ou produtos em diversas mídias, com base no conhecimento do perfil do público.

Mídias sociais Monitorar redes sociais, mapear público-alvo e elaborar estratégias para usar esses meios em campanhas de marketing de produtos, empresas, instituições ou partidos políticos.

Produção de conteúdo Criar conteúdo, desde textos até vídeos institucionais, para sites, panfletos, mídias sociais e blogs de empresas.

Projetos transmídia Realizar projetos que integrem diferentes linguagens e meios de comunicação

Sites Elaborar e monitorar portais na internet, a fm de levar informações ao público e fazê-lo interagir com o site.

Mercado de Trabalho

“Os formados têm tido ótima aceitação pelo mercado”, diz o professor Viktor de Souza Chagas, professor do curso da UFF, em Niterói (RJ). “Eles não têm dificuldade para se colocar e o nível do salário costuma ser muito bom”. Segundo Chagas, embora empresas de comunicação e agências de publicidade tenham enxugado seus orçamentos, organizações de outras áreas têm contratado o profissional.

Há muita procura, por exemplo, por graduados especializados em marketing digital para trabalhar no mercado corporativo. O bacharel também encontra oportunidades em agências de gestão da informação e de mídias sociais e na indústria de audiovisual, de música e de games.

Há ainda procura pelo profissional para gerenciar aplicativos de internet e e-commerce.

Outra possibilidade é abrir uma agência própria de mídia e oferecer os serviços para pequenas e médias empresas.

Curso

O único bacharelado existente no país é oferecido pela UFF, em Niterói (RJ). O curso visa a oferecer uma formação mais ampla em Comunicação e, para isso, o aluno dispõe de mais de 250 disciplinas optativas sobre temas variados. Nos dois primeiros semestres, ele tem de cursar as matérias obrigatórias, de conteúdo mais básico da comunicação, como mídia e cultura de massa, estratégias, sistemas e tecnologias da comunicação, sociologia e comunicação política.

Nos dois últimos anos, ele deve cursar 25 optativas. Nesse período, ele tem liberdade para direcionar o curso para sua área de interesse, tornando-se um especialista em games, produção audiovisual, sonoridades, marketing, roteirização ou monitoramento de mídias sociais, entre outros. Para obter o diploma, o estudante é obrigado a apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 4 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado