Geofísica
O geofísico estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra
O geofísico estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. Ele investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta.
Com instrumentos e leis da matemática, da física e da química, mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre. Observa e calcula os movimentos de solo e pesquisa a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características do globo.
Detecta e mede a intensidade de terremotos e maremotos, investiga a estrutura das formações rochosas e as propriedades físico-químicas dos mares.
O que você pode fazer
Construção civil: estudar as características do solo antes do início de uma obra. Localizar dutos de água e de gás para implantar novas tubulações em terrenos e loteamentos.
Ensino e pesquisa: dar aulas em cursos superiores e realizar pesquisas dentro de universidades.
Geofísica ambiental: investigar a degradação do solo e a poluição de lençóis de água subterrâneos ou de superfície. Analisar o impacto ambiental de grandes obras, como estradas, túneis de metrô ou reservatórios de água.
Geofísica forense: auxiliar em investigações criminais, principalmente as que envolvem cemitérios clandestinos.
Geofísica fundamental: desenvolver pesquisas nas áreas de gravimetria (distribuição de massa da Terra), geodinâmica (deformações da crosta), geomagnetismo (campo magnético terrestre), geotermia (fenômenos térmicos que ocorrem no interior do planeta) e sismologia (abalos sísmicos).
Geofísica e engenharia do petróleo: levantar e analisar informações em busca de reservas petrolíferas e acompanhar sua exploração ao lado de uma equipe multidisciplinar.
Mineração: coletar dados em campo, analisá-los e processá-los em laboratório e computadores para localizar reservas minerais.
Mercado de Trabalho
O mercado para o geofísico esteve em uma fase de retração nos últimos três anos, mas agora dá sinais de melhoras. A maior parte das vagas está na indústria do petróleo. Ele também é requisitado na área ambiental, trabalhando com outros profissionais, como ecólogos e gestores ambientais.
A Petrobras, um tradicional empregador, e o Serviço Geológico do Brasil, também conhecido como Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), contratam o geofísico por meio de concurso. “Há alunos que abrem escritórios no campo da geofísica, oferecendo serviços nas áreas de prospecção de petróleo e análise de solo para construção civil, entre outros”, diz Milton Xavier Junior, coordenador do bacharelado em Geofísica da UFRM.
Curso
Matemática, física e geologia são a base do currículo. Entre as disciplinas profissionalizantes estão prospecção de água, de petróleo e de recursos minerais.
Prepare-se para muito cálculo e aulas envolvendo computação. Há várias atividades práticas, tanto em campo quanto em laboratório.
Algumas escolas exigem um trabalho de conclusão de curso. O estágio não é obrigatório.
Duração média: 4 anos.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado