Assine com até 65% de desconto

Gestão da Produção Industrial

Este tecnólogo tem formação equivalente à do engenheiro de produção e é um especialista em processos de fabricação

Por Redação Atualizado em 26 jun 2019, 17h51 - Publicado em 7 out 2016, 14h59
Pixabay/Reprodução

Este tecnólogo tem formação equivalente à do engenheiro de produção e é um especialista em processos de fabricação. No chão de fábrica, serve de intermediário entre os operários e o engenheiro. Conhece as particularidades de todas as etapas do processo produtivo, sistemas automatizados e softwares usados em atividades financeiras, de vendas e controle de estoques.

Planeja o layout da linha de produção, cuida da logística de movimentação do produto na indústria, supervisiona a seleção e o tratamento das matérias-primas, controla a qualidade de processos e ocupa-se da expedição final.

Indústrias integrantes da cadeia produtiva do segmento metal-mecânico, automotivo e do petróleo empregam o tecnólogo para as áreas de qualidade, manutenção, processos, produtos e operações. Mas, como o engenheiro, os conhecimentos adquiridos no curso tornam o profissional atraente no setor de serviços. O curso é carregado nas disciplinas das Ciências Exatas.

Dentre as específicas constam planejamento da produção, administração industrial, custos e controle da qualidade. O currículo traz, ainda, matérias da área das engenharias, como termodinâmica, refrigeração e materiais metálicos.

Os processos de fabricação, o funcionamento das linhas de produção e os softwares usados nas várias etapas de trabalho na empresa são conhecidos nas aulas práticas. A formação requer um estágio. As escolas também costumam pedir um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 3 anos.

Outro nome: Prod. Ind.

  • Curso

    Legenda:

    CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

    O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

    Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

    $ - Até 500,00 reais

    $$ - De 500,01 a 750,00 reais

    $$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

    $$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

    $$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

    n/i - Valor não informado

    Publicidade