logo-ge

Gestão da Qualidade

O tecnólogo acompanha os processos de produção industrial e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, com foco na busca de maior qualidade

O tecnólogo acompanha os processos de produção industrial e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, com foco na busca de maior qualidade e produtividade. Trabalha tanto em fábricas quanto em estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e empresas prestadoras de serviços, para garantir que sejam cumpridos padrões de normalização e metrologia internacionais.

Pode especializar-se em auditorias para órgãos internacionais que emitem as certificações de qualidade, trabalhar em laboratórios de metrologia ou voltar-se para a área de recursos humanos. Certificados de qualidade, como os certificados ISO, garantem a demanda por este profissional. As áreas de ambiente e auditoria são as mais promissoras.

Preste atenção na proposta e currículo do curso antes de se inscrever para o processo seletivo. Alguns enfatizam a qualidade na prestação de serviços; outros, a formação industrial. Administração, informática e matemática aplicada somam-se às disciplinas técnicas, como metrologia e normalização. Algumas escolas exigem estágio e um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 2 anos.

Veja também

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado