logo-ge

Gestão da Tecnologia da Informação

Esse tecnólogo tem uma visão geral da área de tecnologia da informação (TI)

(GE/Guia do Estudante)

Este tecnólogo tem uma visão geral da área de tecnologia da informação (TI). Implementa e gerencia sistemas informatizados nas empresas e cuida para que esses sistemas sejam seguros e amigáveis para o usuário. Lida com hardware e software. Define estratégias de uso dos recursos de informática para garantir o melhor desempenho de cada setor de uma empresa. Diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Pode, também, criar e acompanhar o gerenciamento de bancos de dados.

A maioria dos cursos habilita o estudante na criação, na implementação e na administração de sistemas de informação de dados. Alguns têm foco maior em segurança; outros, na criação de softwares personalizados e soluções específicas para diferentes empresas. A maioria das escolas exige a entrega de um trabalho de curso e a realização de estágio.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Big Data no Agroneg.; Gestão da Inf.; Gestão de Sist. de Inf.; TI; TI e Comun.

Veja também

Fique de Olho

BIG DATA NO AGRONEGÓCIO

A Fatec Pompeia (SP) oferece o bacharelado em Big Data no Agronegócio, que propõe usar a coleta e a análise de dados em larga escala para gerar conhecimentos e desenvolver a atividade econômica ligada ao campo. O aluno formado pelo curso poderá trabalhar com o monitoramento de pragas e doenças, análise do manejo de solo e semeadura e até mesmo no desenvolvimento de softwares para as propriedades rurais. Conteúdos da área de Exatas (como cálculo, geometria analítica e estatística), língua inglesa, língua portuguesa e gestão formam as disciplinas básicas do curso.

Entre as matérias profissionalizantes, há forte carga de tecnologia, como programação, banco de dados, internet das coisas, redes de computadores e algoritmos. Disciplinas relacionadas à agricultura, como produção vegetal de culturas anuais, manejo agrícola de solos e semeadura completam a grade curricular do curso.

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado