logo-ge

Gestão da Tecnologia da Informação

Esse tecnólogo tem uma visão geral da área de tecnologia da informação (TI)

Este tecnólogo tem uma visão geral da área de tecnologia da informação (TI). Implementa e gerencia sistemas informatizados nas empresas e cuida para que esses sistemas sejam seguros e amigáveis para o usuário. Lida com hardware e software. Define estratégias de uso dos recursos de informática para garantir o melhor desempenho de cada setor de uma empresa. Diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Pode, também, criar e acompanhar o gerenciamento de bancos de dados.

A maioria dos cursos habilita o estudante na criação, na implementação e na administração de sistemas de informação de dados. Alguns têm foco maior em segurança; outros, na criação de softwares personalizados e soluções específicas para diferentes empresas. A maioria das escolas exige a entrega de um trabalho de curso e a realização de estágio.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Big Data no Agroneg.; Gestão da Inf.; Gestão de Sist. de Inf.; TI; TI e Comun.

 

Veja também

Fique de Olho

BIG DATA NO AGRONEGÓCIO

A Fatec Pompeia (SP) vai oferecer, a partir de 2018, o bacharelado em Big Data no Agronegócio, que propõe usar a coleta e a análise de dados em larga escala para gerar conhecimentos e desenvolver a atividade econômica ligada ao campo. O aluno formado pelo curso poderá trabalhar com o monitoramento de pragas e doenças, análise do manejo de solo e semeadura e até mesmo no desenvolvimento de softwares para as propriedades rurais. Conteúdos da área de Exatas (como cálculo, geometria analítica e estatística), língua inglesa, língua portuguesa e gestão formam as disciplinas básicas do curso.

Entre as matérias profissionalizantes, há forte carga de tecnologia, como programação, banco de dados, internet das coisas, redes de computadores e algoritmos. Disciplinas relacionadas à agricultura, como produção vegetal de culturas anuais, manejo agrícola de solos e semeadura completam a grade curricular do curso.

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado