logo-ge

Gestão de Segurança Privada

O profissional com graduação específica para esta área é um tecnólogo especializado essencialmente em segurança patrimonial e pessoal

Ainda que o setor de Segurança Privada admita profissionais com diferentes formações, o profissional com graduação específica para a área é um tecnólogo especializado essencialmente em segurança patrimonial e pessoal. Ele é preparado para identificar e analisar riscos de segurança e definir as diretrizes de ação de prevenção. Planeja, opera e controla tudo o que se relaciona à proteção de uma organização ou indivíduo.

Seu campo de atuação está nas empresas de segurança, de transportes de valores e de escolta, na proteção do patrimônio e das instalações de indústrias, shopping centers e organizações em geral. Pode atuar, ainda, em transportadoras que utilizam, principalmente, o transporte rodoviário.

O que você pode fazer

Perícia Realizar perícias, avaliar e emitir laudos em questões que envolvem segurança.

Segurança empresarial Planejar e supervisionar a segurança de uma empresa, decidindo quais equipamentos e que tipo de profissionais são necessários para isso.

Segurança patrimonial Prevenir furtos, assaltos, roubos e outros tipos de ações violentas contra o patrimônio de uma organização (empresa, museu, hospital etc.). Coordenar esquemas de vigilância ostensiva e definir controle de acessos a áreas do estabelecimento.

Segurança privada Atuar na segurança de residências e imóveis privados para evitar riscos à sua integridade patrimonial. Cuidar da segurança de empresários e suas famílias, montando o esquema de acompanhamento que deve prevenir assaltos e sequestros.

Mercado de Trabalho

A crise não poupou o setor de segurança, que fechou postos de trabalho nos últimos dois anos. Mas este é um mercado com grande potencial, em função dos elevados índices de violência e da dificuldade do governo de prover segurança à população. A tendência é que o setor volte a crescer, aquecendo a demanda pelo tecnólogo.

O maior número de contratações concentra-se na área de segurança privada, mas um segmento promissor é o de transporte de carga, que está se profissionalizando e passa a demandar cada vez mais o uso de novas tecnologias, como os chips colocados nos produtos para que possam ser rastreados. O mercado mais aquecido se encontra no Sudeste, a região mais industrializada e de maior densidade populacional.

Curso

O currículo inclui administração, contabilidade, economia, legislação, ética, direitos humanos e direitos trabalhistas. Entre as matérias de formação específica estão prevenção de incêndios, primeiros socorros, investigação, criminalística e gerenciamento de crises. Muitas escolas exigem um trabalho de conclusão de curso e estágio profissional no último semestre.

Duração média: 3 anos.

Outros nomes: Gestão em Seg. Patrimonial e Privada.

 

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado