Assine com até 65% de desconto

Irrigação e Drenagem

Este tecnólogo constrói sistemas de irrigação e drenagem em áreas de plantio e lhes dá manutenção

Por Redação Atualizado em 22 Maio 2019, 16h41 - Publicado em 28 Maio 2012, 13h42
GE/Guia do Estudante

Este tecnólogo constrói sistemas de irrigação e drenagem em áreas de plantio e lhes dá manutenção. Define sistemas de distribuição de água, implanta canais e instala bombas. Entende as alterações físico-químicas que a água provoca no solo e as necessidades da plantação. Preocupa-se com o impacto da cultura sobre o meio ambiente, orientando e controlando a aplicação de defensivos e fertilizantes por meio da irrigação, e realizando estudos topogr��ficos.

Nos últimos anos, em função de irregularidades no regime de chuvas no país, tem crescido o uso de sistemas de irrigação em grandes propriedades rurais. A escassez hídrica também fez com que os fazendeiros passassem a se preocupar com o uso racional da água, elevando a procura por especialistas em irrigação.

De uma forma geral, o tecnólogo trabalha em parceria com o engenheiro agrícola.

Goiás, que detém a segunda maior área irrigada do país, é um dos estados que mais precisam do graduado. Roraima, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Bahia e Ceará também demandam o tecnólogo. Nas regiões Sul e Sudeste há boas perspectivas em fabricantes ou revendedores de sistemas de irrigação.

A grade curricular contempla as disciplinas básicas (matemática, química e física), mas a maior parte é ocupada pelas específicas. Estuda-se fitotecnia, diferentes tipos de irrigação, drenagem agrícola, climatologia, topografa e conservação de solo.

Duração média: 3,5 anos.

  • Curso

    Legenda:

    CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

    O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

    Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

    $ - Até 500,00 reais

    $$ - De 500,01 a 750,00 reais

    $$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

    $$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

    $$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

    n/i - Valor não informado

    Você também pode se interessar por:

    Publicidade