logo-ge

Logística

Trabalha em centros de distribuição, empresas de encomendas, portos, aeroportos, terminais de carga, transportadoras e em empresas em geral

Este profissional avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa, garantido racionalidade para esse fluxo e buscando economia, rapidez e segurança. Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística.

Gerencia as redes de distribuição, acompanha os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e recebimento de mercadorias e define o meio de transporte e rota a serem adotados. Também faz o cálculo do frete e escolhe a embalagem para o produto. Faz o acompanhamento de pedidos e controla os estoques.

Trabalha em centros de distribuição, empresas de encomendas, portos, aeroportos, terminais de carga, transportadoras e em empresas em geral. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.

Fique de Olho

PAÍS É 55º EM RANKING DE LOGÍSTICA
Divulgada pelo Banco Mundial a cada dois anos, a lista de 2016, liderada pela Alemanha, mede a eficiência do setor em 160 países. O Brasil avançou dez colocações entre 2014 e 2016, mas há muito a melhorar. Segundo o relatório, o país precisa avançar em itens como custo, pontualidade e embarque internacional, o que deve aquecer a procura por profissionais da área.

POR TRÁS DA TELA DO COMPUTADOR
O crescimento do comércio online ampliou o mercado para os graduados em Logística. Eles passaram a ser demandados por sites de comércio eletrônico e empresas que vendem mercadorias pela internet. Cabe a eles garantir que a mercadoria seja entregue no destino com rapidez e eficiência. “Você compra um produto na China, e ele tem de chegar a sua casa intacto e no prazo estabelecido”, diz o professor Romeu Zarske de Mello, coordenador do curso da Univali, em Itajaí (SC). “Quem cuida disso é o profissional de Logística”.

O que você pode fazer

Armazenagem Determinar como uma mercadoria será armazenada para manter suas características originais, de modo a evitar perdas e gerar novos custos.

Compras Identificar fornecedores, fazer cotações e negociar preços e prazos de entrega de mercadorias.

Expedição Controlar o estoque, a entrada e a saída de mercadorias de um centro de distribuição.

Gestão Gerenciar centros de distribuição, cuidando de toda a parte operacional, desde a contratação de funcionários até o armazenamento, saída e transporte de mercadorias.

Transporte Determinar o meio em que a mercadoria será transportada, como avião, carro ou caminhão, a melhor rota a ser realizada considerando tempo e custo, calcular frete e determinar como o produto será embalado.

Mercado de Trabalho

O mercado para este profissional é amplo. “Em um país do tamanho do Brasil, tudo tem de ser muito bem planejado. Uma boa gestão da área de logística aumenta a eficiência e reduz custos”, diz Romeu Zarske de Mello, coordenador do curso da Univali, em Itajaí (SC). Segundo ele, as empresas ainda estão começando a organizar suas áreas de Logística, o que é favorável para esse graduado.

Ele é contratado por estabelecimentos dos setores de comércio, indústria e agronegócio para negociar fretes, lidar com o armazenamento de mercadorias e fazer estudos sobre terceirização da logística a fim de elevar a lucratividade. Também atua com transporte de carga e sua roteirizarão, e importação e exportação de mercadorias, cuidando da documentação exigida nessas operações. Pode, ainda, dar consultoria na área. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, são os melhores mercados.

Curso

O bacharelado mescla disciplinas de Ciências Exatas, como estatística e matemática, e de Sociais Aplicadas, como administração e marketing. A maior parte do currículo, porém, traz matérias específicas da área, como legislação aduaneira, comércio exterior, gestão da qualidade, modais de transporte e logística internacional. O trabalho de conclusão de curso é obrigatório e algumas escolas pedem a realização de estágio.

Duração média: 4 anos.

 

A grade curricular dos cursos tecnológicos não difere muito da dos bacharelados, só que é mais focada na prática. O aluno estuda logística de transporte, planejamento de estoques, modais de transporte, operação de armazém, análise de custos e sistemas de qualidade. Marketing e administração também fazem parte do currículo em algumas instituições.

Duração média: 2 anos.

Outro nome: Gestão de Log.; Gestão em Log.; Gestão Log.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado