Assine com até 65% de desconto

Luteria

Este profissional constrói e cuida da manutenção de instrumentos musicais

Por Redação Atualizado em 22 Maio 2019, 17h47 - Publicado em 14 mar 2014, 18h52
GE/Guia do Estudante

Este profissional constrói e cuida da manutenção de instrumentos musicais. O luthier, como é chamado, projeta o instrumento, escolhe a matéria-prima, busca fornecedores, determina a técnica a ser utilizada na confecção e acabamento, coordena o trabalho de técnicos e operários.

Originalmente o termo luteria se referia apenas à confecção de instrumentos de corda acústicos, como violino, viola, contrabaixo, violoncelo. Hoje, além de incluir instrumentos eletrificados, como guitarra e violão elétrico, pode ser usado também para a fabricação de instrumentos de sopro e percussão.

Mercado de Trabalho

Há poucos formados no mercado – a primeira turma graduou-se em 2011 – e, por isso, boa parte dos profissionais em atividade têm apenas o nível técnico. Orquestras de todos os portes contratam o bacharel como prestador de serviço, responsável pela manutenção de seus instrumentos.

A procura pelo graduado também aumentou por causa da volta do ensino de Música na Educação Básica. O aumento de alunos matriculados em escolas livres de música também elevou, indiretamente, a oferta de trabalho: mais gente aprendendo a tocar exige mais instrumentos em ordem.

Ainda é possível atuar como consultor, vendedor ou prestador de serviços em grandes lojas de instrumentos e importadoras.

Como muitos instrumentos são importados da China, eles precisam passar pelo luthier antes de serem colocados à venda. As melhores oportunidades estão nas grandes capitais do país.

  • Curso

    Oferece disciplinas em várias áreas, como química, música, arte e desenho. Há aulas práticas de trabalho com madeira e ferramentas manuais.

    As disciplinas estão organizadas em três módulos: humanidades, em que se estudam história da arte, educação e cultura musicais e língua estrangeira instrumental; Ciências Exatas, que inclui acústica e desenho técnico; e o profissionalizante, em que são ensinados eletricidade, eletrônica e computação aplicadas, construção e entalhe e restauração.

    Duração média: 3 anos.

     

    Legenda:

    CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

    O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

    Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

    $ - Até 500,00 reais

    $$ - De 500,01 a 750,00 reais

    $$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

    $$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

    $$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

    n/i - Valor não informado

    Você também pode se interessar por:

    Publicidade