logo-ge

Manutenção Industrial (T/L)

Dá manutenção a ferramentas, componentes e peças mecânicas, como caldeiras, e às instalações elétricas e equipamentos eletroeletrônicos numa indústria

Este tecnólogo dá manutenção a ferramentas, componentes e peças mecânicas, como tornos e caldeiras, e às instalações elétricas e equipamentos eletroeletrônicos numa indústria. Pode especializar-se em preservação de circuitos eletrônicos e microprocessadores de controle de sistemas de fabricação, ou em instalações prediais e sistemas eletrônicos de segurança industrial ou residencial.

Em alguns nichos do mercado, como o de manutenção e inspeção de máquinas e equipamentos, este profissional sofre a concorrência com os formados em Engenharia Mecânica. Como os demais cursos da área das engenharias, este também é carregado de física e matemática. Quase metade das aulas é prática, em oficinas e laboratórios.

Duração média: 3,5 anos.

O IFBA, em Simões Filho (BA), oferece licenciatura em Eletromecânica, que prepara o professor para atuar em instituições de ensino profissional e tecnológico, onde ministra disciplinas técnicas em temas como eletricidade; máquinas e equipamentos elétricos e mecânicos; processos de fabricação; e instalação e manutenção.

Duração média: 4 anos.

Outro nomes: Eletromec.

Veja também

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado