Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Ecologia

Este bacharel estuda as relações entre o homem e a natureza, com foco na preservação ambiental

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 29 jun 2020, 16h14 - Publicado em 16 Maio 2012, 15h30

Este bacharel estuda as relações entre o homem e a natureza, com foco na preservação ambiental. Investiga a estrutura e o funcionamento de ecossistemas, analisa o impacto das atividades humanas sobre o ambiente e procura soluções para evitar ou minimizar desequilíbrios, elaborando planos para a proteção dos recursos naturais.

Em laboratório, estuda o efeito de produtos químicos sobre a fauna, a flora e a saúde humana. Em secretarias municipais do Meio Ambiente, avalia impactos ambientais causados, por exemplo, pela instalação de indústrias e por obras de engenharia civil, como estradas e condomínios. Ajuda também a planejar o crescimento de núcleos urbanos, reservando os recursos naturais. Ele deve se manter atualizado sobre a legislação ambiental.

No setor privado, é solicitado pelas indústrias para avaliar o impacto que suas atividades podem ter sobre o ambiente. Em zoológicos, parques ecológicos e áreas de preservação ambiental, dá apoio logístico para a manutenção das espécies animais e vegetais e dos recursos naturais presentes em suas áreas.

Dúvida do vestibulando

ECOLOGIA OU CIÊNCIAS AMBIENTAIS?

Os dois cursos cuidam da preservação do meio ambiente, mas o ecólogo tem base maior na área biológica. Assim, ele estuda as características das espécies e seu habitat e a relação do homem com a natureza.

Já em Ciências Ambientais, há uma carga mais forte de Ciências Exatas e da Terra, o que envolve questões relacionadas ao solo e ao relevo, por exemplo, e o uso de cálculos para avaliar a ocupação humana do meio ambiente. No mercado de trabalho, eles podem desempenhar as mesmas funções.

Fique de Olho

ECONOMIA ECOLÓGICA NA UFC

O curso da Universidade Federal do Ceará forma profissionais para elaborar projetos socioeconômicos e ambientais, a fim de ajustar os interesses econômicos à preservação ambiental. Interdisciplinar, tem matérias das áreas de agronomia, antropologia, biologia, ciências econômicas, direito, estatística, geografia, história e matemática.

O egresso faz pesquisa de impacto socioeconômico e ambiental e elabora políticas de gestão ambiental de resíduos.

O que você pode fazer

Avaliação de riscos e impactos ambientais: Estudar os efeitos da ocupação de uma região pelo homem. Acompanhar o planejamento e a instalação de grandes empreendimentos para a obtenção de licenciamento ambiental.

Consultoria: Gerenciar projetos, fazer auditoria e prestar consultoria ambiental para empresas públicas e privadas e organizações não governamentais.

Ensino e pesquisa: Dar palestras em escolas e em outras instituições, abordando assuntos relacionados com a preservação do meio ambiente. Desenvolver pesquisas sobre temas ambientais.

Geoprocessamento: Usar softwares e equipamentos para captar informações cartográficas, como mapas, para serem usadas para caracterizar uma área e, ainda, medir os impactos ambientais sofridos.

Recuperação e manejo de ecossistemas: Implantar e fiscalizar projetos de restauração de ambientes degradados. Estabelecer regras de ocupação de regiões naturais.

Turismo ecológico: Pesquisar locais, elaborar roteiros e orientar guias de turismo sobre educação ambiental.

Mercado de Trabalho

O bacharel é bastante requisitado por empresas e órgãos públicos, além de grandes indústrias.

Temas como reúso de água, reciclagem, certificação de edificações e melhoria de processos visando a minimizar os impactos da produção industrial no meio ambiente têm elevado a procura pelo profissional. Ele também dá consultoria na elaboração de projetos de licenciamento ambiental e de relatórios de impacto ambiental.

No setor público, órgãos como Ibama, Agência Nacional de Águas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Instituto Florestal, Embrapa, Ministério do Meio Ambiente, secretarias municipais e estaduais de meio ambiente costumam abrir vagas. Há oportunidades em todo o país, inclusive em áreas rurais e com florestas.

Nas regiões Sudeste e Sul, a concorrência é grande, enquanto no Norte e no Nordeste há carência de graduados.

De acordo com estimativa do site salario.com.br, feita com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o profissional de ecologia recebe, em média, R$ 4.360 ao mês, em uma jornada de 41 horas de trabalho semanais.

Curso

Aulas de biologia, química, geologia e matemática são seguidas de estudos mais específicos sobre ecologia, como poluição, impactos ambientais e legislação ecológica. O currículo prevê trabalhos em campo, nos quais o aluno aprende a coletar dados sobre a natureza e a usar instrumentos que avaliam a poluição das águas e do solo. Em laboratório, faz análises químicas e biológicas. Algumas escolas exigem estágio e elaboração de monografia no fim do curso.

A nota de corte pode variar bastante, de acordo com cada universidade. Pelo Sisu de 2019, a nota média de corte é 584,66.

Atenção: algumas instituições oferecem o curso de Ciências Ambientais (veja o quadro Dúvida do vestibulando abaixo), enquanto outras têm Ecologia ou Ciências Ambientais como habilitação de Ciências Biológicas (veja este verbete). A UFMG tem graduação em Ciência Socioambientais, que integra conteúdos de Ciências Sociais e Ciências Biológicas. Já a UFC oferece Economia Ecológica (veja o quadro Fique de Olho acima).

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Ciências Ambientais; Ciências Socioambientais; Ecologia e Análise Ambiental; Economia Ecológica


LEITURAS INDICADAS

Primavera Silenciosa, de Rachel Carson

Qual o Valor da Natureza?, de Daniel Braga Lourenço

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Ecologia
Mundo do Trabalho
Ecologia
Este bacharel estuda as relações entre o homem e a natureza, com foco na preservação ambiental

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.